na cidade

Concurso desafia miúdos do Concelho a pintar murais inspirados na paz

As inscrições para o projeto internacional Kid's Guernica vão até 8 de novembro, sexta-feira.
O ponto de partida do concurso é a famosa obra de Pablo Picasso.

O projeto internacional Kid’s Guernica está de volta às escolas públicas do Concelho de Setúbal. O tema desta 7.ª edição é a “Participação como ferramenta da Paz e da Igualdade”. O objetivo é que os alunos usem a criatividade e espiríto crítico para criar murais artísticos originais durante o ano letivo. 

O programa, destinado a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário de estabelecimentos de ensino, dos onze municípios do distrito de Setúbal, tem ponto de partida a famosa obra de Picasso para lembrar que a guerra ainda hoje é uma realidade muito presente em todo o mundo. 

Todas as escolas interessadas em participar no projeto devem inscrever-se online até ao dia 8 de novembro, sexta-feira, através do site da AMRS — Associação de Municípios da Região de Setúbal. O Kid’s Guernica nasceu em 1995, pelo professor de história de arte norte-americano Tom Anderson, a convite da presidente da Associação Art’Japan Network, Yasuda Tadasi, sendo depois estendido ao Japão para assinalar o aniversário do fim da II Guerra Mundial. No plano distrital decorre desde 2005, numa organização da AMRS, em parceria com os municípios do Concelho.

A obra Guernica, de Pablo Picasso foi pintada a óleo em 1937 e é considerada uma “declaração de guerra contra a guerra e um manifesto contra a violência”. O quadro, além de ser um ícone da Guerra Civil Espanhola é um símbolo mundial da luta pela liberdade do Homem.

tags: igualdade, Kid's Guernica, murais, paz, Picasso, projeto internacional