na cidade

Comerciantes dos mercados municipais recebem viseiras de proteção

Os equipamentos reutilizáveis foram oferecidos pela empresa FAN 3D.
Mercado do Livramento. Foto: CMS.

Os comerciantes dos mercados municipais da cidade passaram a estar mais protegidos contra o surto de Covid-19. Esta quarta-feira, 20 de maio, a empresa FAN 3D distribuiu gratuitamente cerca de 357 viseiras de proteção individual aos profissionais dos mercados do Livramento, 2 de Abril, Nossa Senhora da Conceição e Mercado Abastecedor de Setúbal. 

As viseiras foram oferecidas à Câmara Municipal de Setúbal pela empresa FAN 3D, com o apoio da Lisnave que cedeu os materiais. As viseiras feitas com recurso a impressoras 3D são laváveis, o que permite a reutilização pelos comerciantes dos mercados. 

A ideia de começar a produzir viseiras surgiu quando Eurico, um dos responsáveis da FAN 3D, falou com uma vizinha enfermeira do Centro Hospitalar de Setúbal, que alertou para a falta de equipamentos de proteção na unidade de saúde. A partir dessa altura, com a ajuda dos engenheiros mecânicos setubalenses Luís Fialho e David Barbosa, a empresa começou a fazer viseiras reutilizáveis para os profissionais de saúde. 

Para facilitar a produção e montagem das viseiras, a autarquia cedeu no início de abril um dos edifícios do Parque Municipal de Poçoilos. Neste espaço transformado em fábrica, a equipa de engenheiros mecânicos consegue produzir perto de 60 viseiras por dia.

tags: Câmara Municipal de Setúbal, comerciantes, entrega, FAN 3D, mercados municipais, setúbal, viseiras

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal