na cidade

Claro: a associação que quer acabar com o plástico no oceano já chegou a Setúbal

A iniciativa partiu de três jovens surfistas de Cascais, que abriram guerra às palhinhas descartáveis.
A próxima ação de recolha é no dia 20 de junho na Praia da Figueirinha.

O problema do plástico nos oceanos é sério e acontece em todo o mundo, sobretudo nas praias e zonas costeiras. No caso das beatas de cigarro, por cada minuto que passa, em média, são atiradas para o chão do nosso País cerca de sete mil beatas. Feitas as contas, quando terminar de ler este artigo, terão ficado espalhados nos espaços públicos o equivalente a mais de 500 maços de cigarros.

Com o objetivo de sensibilizar a população para este problema, nos últimos anos, têm sido criadas várias associações ambientais, que organizam ações de limpeza, como é o caso do Movimento Claro. Tudo começou em Cascais com três amigas praticantes de surf e apaixonadas pelo mar, que abriram guerra ao uso das palhinhas descartáveis no concelho.

Inspiradas pela campanha de sucesso realizada por vários surfistas em Cornwall, Inglaterra, Carolina Gonçalves, Teresa Vale e Luísa Mandacaru passaram a organizar iniciativas de sensibilização da comunidade para os perigos do plástico descartável nos oceanos.

Como as ações tiveram muita adesão, em 2018, o Movimento Claro evoluiu para uma Associação Juvenil sediada em Cascais. Depois de Cascais e Oeiras, o movimento chega agora à baía de Setúbal com um único objetivo: tornar o oceano mais claro, aumentando a consciência dos danos que os materiais descartáveis causam no ambiente.

“Trabalhamos em conjunto com o setor hoteleiro e da restauração, com empresas e respetivos fornecedores para a redução do plástico descartável. Além disso, promovemos ações de sensibilização nas escolas, em parceria com outras entidades do distrito”, explicaram as responsáveis à New in Setúbal.

A próxima ação de recolha de plástico está marcada para o dia 20 de junho, domingo, na Praia da Figueirinha. Os voluntários interessados em participar podem enviar uma mensagem privada para página de Facebook do Movimento Claro Setúbal.

Quem quiser juntar-se ao movimento como sócio ou voluntário, só precisa de entrar no site da associação e carregar no separador “Fazer Parte”. No site ainda pode encontrar uma loja online, com vários produtos à venda, como porta-chaves, mini-ecopontos, eco-cinzeiros, sweatshirts, T-shirts, entre outros artigos.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA