na cidade

Chegou o fim de semana do Natal. Saiba tudo o que pode fazer à borla em Setúbal

Ainda que seja um período de correria, não se esqueça de descansar. Aproveite para conhecer um pouco da cultura da cidade.
Feliz Natal.

Apesar da cidade estar decorada a rigor desde dia 24 de novembro, a verdade é que só neste fim de semana é que chega o Natal. A quadra já está aí, mas não é por isso que não há atividades para fazer antes da celebração desta noite tão especial — a melhor parte é que dia 25 de dezembro calha numa segunda-feira e é feriado.

Ainda assim, há sempre exposições patentes nos vários equipamentos municipais do concelho, de autores e artistas que a autarquia convida a partilhar o seu trabalho. Não nos podemos esquecer de mencionar as luzes de Natal, que se acendem todos os dias, ao anoitecer, um pouco por todo o concelho. Pode ser um momento natalício para colocar na agenda durante este fim de semana, para viver a experiência ao máximo.

As decorações estão ainda nos Paços do Concelho. Todo o espaço está decorado com pormenores alusivos à quadra festiva. Há ainda o Mercado de Natal, na Avenida Luísa Todi, onde vai encontrar mais de 40 expositores. A Feira de Natal, no Largo José Afonso, conta com vários spots para os miúdos se divertirem e beberem um chocolate quente. As celebrações duram até 7 de janeiro.

Conheça na lista abaixo alguns dos espaços que têm mostras gratuitas para visitar até ao final de fevereiro, em Setúbal.

Até 23 de dezembro — “Retratos de(a) terra”. Mostra de esculturas de Amílcar Souza sobre figuras locais. Na Casa Bocage.

Até 29 de dezembro — “João Tordo”. Mostra bibliográfica do ciclo Autor do Mês. Na Biblioteca Municipal, Serviços Centrais.

Até 30 de dezembro — “Sérgio Godinho e os 40 ilustradores mais cinco”. Mostra que junta aos 40 trabalhos originais do projeto artístico cinco ilustrações exclusivas de André Ruivo, Gonçalo Duarte, Inês Viegas de Oliveira, Mantraste e Martina Manyà. Evento da Festa da Ilustração de Setúbal 2023. No Museu de Setúbal Convento de Jesus.

Até 30 de dezembro — “Mudar”. Mostra de trabalhos de Carlos Pereira da Silva. Na Casa da Cultura, Galeria de Exposições.

Até 31 de dezembro — “Bocage — Polémico. Discutido. Genial”. Mostra, com suportes media audiovisuais, que percorre a cronologia bocagiana, com início na família do poeta e término na forma como este foi visto e interpretado mesmo após a morte. Na Casa Bocage.

Até 31 de dezembro — “Pedras que jogam”.  Mostra documental que proporciona uma viagem para revelar peças que foram acumuladas ao longo dos séculos e constituem uma herança cultura. No Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

Até 31 de dezembro — “Um Raio de Sal”. Exposição de esculturas de Jorge Pé-Curto. Exposição de esculturas de Jorge Pé-Curto. No Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

Até 1 de janeiro — “Formas Imprevisíveis”. Mostra coletiva de pintura de Dália Vale Rego e Manuela Ducla Soares. Na Biblioteca Municipal, Serviços Centrais.

Até 6 de janeiro — “Um conto de Natal – um filme em exposição”. Mostra documental, fotográfica e de objetos sobre a produção do filme “Conto de Natal“, de Lauro António. Na Casa das Imagens Lauro António.

Até 6 de janeiro — “Postais de Natal da coleção Américo Ribeiro”. Mostra de postais de Boas Festas que Américo Ribeiro recebeu de familiares, amigos e conhecidos ao longo dos anos. Evento do programa Natal em Setúbal 2023. Na Casa Bocage.

Até 7 de janeiro — “Salão internacional de arte em pequeno formato”. Mostra coletiva de artes plásticas. Na Casa da Cultura, Espaço Artes.

Até 7 de janeiro — “Natal em Setúbal 2023”. Programação da quadra festiva com várias iniciativas, atividades, Mercado e Feira de Natal, por todo o concelho.

Até 25 de janeiro — “Paisagem com animais”. Exposição de pintura pelos alunos da Universidade Sénior de Azeitão. Na Biblioteca de Azeitão.

Até 24 de fevereiro — “Bairro Salgado — Do bairro ao museu de aguarelas”. Exposição de aguarelas de António Madureira Pais. No Museu de Trabalho Michel Giacometti.

Aproveite e carregue na galeria para ver como está bonita a cidade este ano com as iluminações de Natal. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA