na cidade

Centenário do nascimento de Sebastião da Gama é o tema da Feira de Sant’Iago 2023

O recinto do Parque das Manteigadas vai contar com uma exposição intimista sobre a vida e obra do poeta azeitonense.
O poeta nasceu em 1924.

Foram 28 anos que passaram muito rápido desde o nascimento até à morte daquele que é conhecido como o Poeta da Arrábida. Sebastião da Gama morreu cedo, mas deixou um legado rico que tem inspirado várias iniciativas em sua homenagem. A pensar nisso, o tema da Feira de Sant’Iago deste ano é precisamente o centenário do nascimento do poeta.

Vai poder encontrar no recinto da festa, que decorre de 21 de julho a 6 de agosto, uma exposição alusiva a Sebastião da Gama. Entre os poemas que escreveu, os três livros lançados por si e todos os outros que saíram posteriormente, existem muitas palavras que nunca devem ser esquecidas, mas também uma mulher que merece ser lembrada — a sua mulher, Joana Luísa.

Nesta mostra, os visitantes poderão conhecer a história do poeta e perceber como foram as suas vivências, além do que o inspirou a escrever. Estarão também pedaços do romance com Joana Luísa — com quem esteve casado menos de um ano, apesar de terem namorado algum tempo. Foi Joana que dinamizou os textos de Sebastião da Gama e os deu a conhecer ao mundo. Nunca parou, até ao seu último dia.

“Ela nasceu a 28 de fevereiro de 1923 e ele a 10 de abril de 1924. Joana Luísa e Sebastião da Gama foram um casal único, unido pelo amor que só a morte prematura do poeta azeitonense, aos 27 anos, viria a separar. Sebastião da Gama deixou uma curta, mas notável, obra poética, sobretudo dedicada a outro grande amor, a Arrábida. Joana continuou a partilhar o seu legado e a publicar obras como o famoso ‘Diário’. A Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia de Azeitão e a Associação Cultural Sebastião da Gama, deram início a 28 de fevereiro a um programa comemorativo do Centenário de Joana Luísa e Sebastião da Gama com diversas atividades culturais a decorrer até abril de 2024”, diz a autarquia.

Recorde-se ainda que dia 24 de julho é Nenny que sobe ao palco para um dar um grande concerto aos setubalenses. Chama-se Marlene Tavares, tem 21 anos e é natural de Vialonga. Apesar de começar cedo a escrever e a perceber que a música era a sua paixão, foi em 2019 que lançou o primeiro single, “Sushi”, e, depois de já terem saído vários depois, está a preparar o lançamento de um novo trabalho.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA