na cidade

Casa da Bicharada: o novo espaço para acolher os animais do concelho

O equipamento, integrado no Parque Municipal de Poçoilos, foi inaugurado no dia 5 de junho.
Para melhorar o bem-estar dos patudos.

Chama-se Casa da Bicharada e foi inaugurada no passado sábado, 5 de junho, no Parque Municipal de Poçoilos. Esta nova área do CROAC — Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, que resultou do projeto de ampliação e requalificação liderado pelo município, está organizada em 14 parcelas vedadas com cerca de 70 metros quadrados.

O espaço dá para grupos de quatro a seis animais e dispõe de zonas vedadas para atividade física, área de sombra e uma box modelar de madeira, com iluminação natural, com dez metros quadrados, para abrigo e pernoita.

Os parques deste recinto para alojamento em grupo feito em função do porte e faixa etária dos animais, estão posicionados em ambos os lados — sete em cada lado — de um espaço central/logradouro.

A zona central do recinto para alojamento em grupo inclui também dois acessos diferentes, um dos quais pedonal e rodoviário, exclusivo para as equipas de manutenção; e o outro destinado aos visitantes e possíveis adotantes dos animais. A intervenção, no valor de 140 mil euros, incluiu também a requalificação do atual pavilhão de alojamento, agora direcionado para receber animais em situações de isolamento.

A Casa da Bicharada conta, igualmente, com um espaço polivalente, o qual resulta da reabilitação de um edifício — que inclui, entre outras coisas, uma área de pombal, zona para alojamento de gatos e locais destinados a serviços de apoio.

Nesta área do equipamento existe um armazém para guardar a ração, areia para os gatos, gaiolas de captura e de transporte, laços, espaços para dois cavalos, para 100 ovinos ou caprinos, um pombal para 300 aves e, em breve, uma sala de banhos e tosquia.

Foram ainda criadas duas casas de banho com duche e cacifos individuais e uma área para a colocação de máquinas de lavar roupa. Na Casa da Bicharada, num dos pavilhões já existentes, funciona uma sala cirúrgica e uma outra para apoio veterinário, que garantem a realização da campanha municipal CED — Capturar-Esterilizar-Devolver.

Na cerimónia de inauguração da Casa da Bicharada, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou que “um dos aspetos mais salientes é que, agora, os animais podem passar, no limite, toda a vida no CROAC. Por isso, passou a haver a necessidade, mas acima de tudo a vontade, de olhar para este equipamento como um espaço que ofereça novos e melhores serviços aos que aqui vivem”.

A nova Casa da Bicharada.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA