na cidade

Câmara de Setúbal está a reduzir o plástico nos espaços municipais

A autarquia comprou garrafas de vidro e instalou um sistema de purificação de água nos Paços do Concelho.
As garrafas de plástico foram substituídas por vidro. Foto: CMS.

A Câmara Municipal de Setúbal lançou um conjunto de medidas mais amigas do ambiente para se livrar do plástico nos equipamentos públicos. A autarquia informou que comprou garrafas de vidro reutilizáveis para servir água em reuniões e eventos oficiais nos Paços do Concelho.

O município introduziu também um novo sistema de purificação de água para reduzir o uso de garrafas de água descartáveis. A iniciativa do município faz parte da Estratégia Europeia sobre Plástico e contribui para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável e os compromissos climáticos globais. 

Por exemplo, o novo sistema de purificação de água vai permitir uma redução média mensal de 3102 garrafas de plástico de 1,5 litros. Além dos Paços do Concelho, em breve, a Câmara de Setúbal quer instalar purificadores de água noutros edifícios municipais, como a Casa da Cultura, Casa da Baía, Edifício Ciprestes e Edifício Sado. 

Anualmente, a Europa produz perto de 60 milhões de toneladas de plástico. Portugal contribui com cerca de 370 toneladas, das quais 40 por cento são garrafas.

tags: Câmara Municipal de Setúbal, garrafas de vidro, Paços do Concelho, plástico, setúbal, sustentabilidade

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal