na cidade

Câmara de Setúbal confirma transformação da Praça de Touros num espaço multiusos

A autarquia anunciou que o equipamento vai receber eventos culturais, afastando o uso exclusivo para touradas.
A Praça de Touros Carlos Relvas fica perto do Hospital de São Bernardo.

É oficial: a Praça de Touros Carlos Relvas, junto ao Hospital de São Bernardo, vai ser requalificada pela Câmara Municipal de Setúbal e transformada num espaço multiusos destinado à realização de eventos. 

A notícia foi avançada pela autarquia na passada quarta-feira, 17 de fevereiro, durante uma reunião pública. Nessa sessão, foram apresentadas duas propostas à Assembleia para um conjunto de alterações às delimitações das áreas de reabilitação urbana de Setúbal e Azeitão.

No caso da ARU Setúbal – Área de Reabilitação Urbana de Setúbal, o objetivo é integrar a totalidade do conjunto urbano à volta da Praça de Touros Carlos Relvas, de forma a reforçar a reabilitação urbana das zonas históricas e consolidadas da cidade e permitir o acesso a um conjunto de benefícios fiscais de incentivo à reabilitação.

O objetivo da intervenção é reabilitar e readaptar a praça de touros como equipamento municipal, dedicado essencialmente à realização de eventos, numa perspetiva de multiusos, afastando-se da utilização exclusiva para espetáculos de tauromaquia.

Na nota, a autarquia referiu que “considera inadiável a necessidade de regeneração e revitalização da área envolvente à Praça de Touros, inserida no Bairro Baptista, bem como as antigas quintas Tebaida e Aranguês.

O recinto foi inaugurado em 1889 e chegou a ter capacidade para mais de quatro mil lugares. Todos os anos, o espaço recebe o concurso das Marchas Populares de Setúbal, entre outras atividades promovidas por coletividades da cidade.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA