na cidade

Câmara de Setúbal ameaça expropriar terrenos integrados na Herdade da Comenda

Caso não haja acordo com os proprietários sobre o uso público do parque de merendas e estacionamento de Albarquel.
A notícia foi avançada na última sessão pública do executivo.

Depois da compra da Herdade da Comenda, por 16 milhões de euros, em dezembro do ano passado, os proprietários delimitaram os terrenos com placas de propriedade privada, incluindo o parque de merendas da Comenda e o estacionamento na Praia de Albarquel, que fazem parte da Herdade, mas que eram usados há vários anos pela população.

Além das placas, o estacionamento da praia foi lavrado por um trator, de forma a ficar totalmente inacessível para a circulação de carros naquela área. Nas últimas semanas, a Câmara Municipal de Setúbal tem estado a negociar com os atuais proprietários para a utilização desses espaços públicos, integrados na Herdade. No entanto, como até à data, não houve acordo, a Câmara Municipal de Setúbal ameaçou expropriar os dois terrenos. 

A informação foi avançada pela presidente da autarquia setubalense, Maria das Dores Meira, na sessão pública do executivo municipal, que decorreu na passada quarta-feira, 5 de fevereiro. Segundo o gabinete da presidência, os novos proprietários já foram informados sobre a intenção de expropriação, do estacionamento de Albaquel e parque de merendas por parte da Câmara. 

A questão do parque de merendas é a que tem gerado mais polémica, uma vez que a autarquia investiu milhares de euros, no verão passado em obras de requalificação do espaço, onde foram colocadas novas mesas, cadeiras de piquenique e churrasqueiras.

Face à proibição de circulação dos trilhos do Parque Natural da Arrábida, que passam pela Herdade, Maria das Dores Meira garantiu também que não vai abrir mão, uma vez que “há legislação que permite a utilização dos trilhos, desde que devidamente identificados”. 

tags: Albarquel, estacionamento, expropriação, herdade da comenda, Maria das Dores Meira, parque de merendas da comenda

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal