na cidade

Câmara de Setúbal alerta para os riscos da exposição solar

Há várias ações de sensibilização a decorrer nas praias da Saúde, Figueirinha e Albarquel.
O melhor é prevenir.

O verão chegou e está oficialmente aberta a época para ir a banhos de mar e de sol. Durante os períodos de maior calor, há que ter cuidados redobrados com a exposição solar sobretudo com os miúdos e idosos. Por isso, a Câmara Municipal de Setúbal lançou uma campanha de sensibilização inserida no programa “Setúbal Verão + Saudável”.

Até 31 de julho vão decorrer várias ações destinadas à população nas praias da Saúde, Figueirinha e Albarquel, onde serão dados conselhos a ter na exposição solar.  “Como Ir, Estar e Vir da Praia” acontece aos fins de semana nas praias da Saúde e Albarquel.

O objetivo desta campanha é ajudar miúdos e adultos a adotarem comportamentos corretos aliando-os à proteção contra o sol, como alimentação, hidratação, atividade física e preservação do ambiente. Em “O Sol é meu amigo” são desenvolvidos jogos pedagógicos com os miúdos, que estejam na praia entre as 10 e as 12h30, todas as quartas-feiras na Praia da Figueirinha.

O alerta para os cuidados a ter com o sol, a importância da ingestão de água e de uma alimentação saudável, bem como informação sobre os riscos associados a uma incorreta exposição solar são transmitidos por uma equipa de técnicos do Gabinete de Saúde da autarquia e enfermeiros da Unidade de Cuidados na Comunidade do ACES — Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida. As atividades incluem ainda a distribuição de folhetos da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo com informações sobre os sinais, que merecem atenção na prevenção do melanoma.

tags: Câmara Municipal de Setúbal, campanha de sensibilização, cuidados com sol, Praia da Figueirinha, Praia da Saúde, Praia de Albarquel, praias, verão