na cidade

“Calafate, o Cantador da Cidade” é a Grande Marcha de Setúbal 2019

A música de Artur Jordão, com letra de Natália Laureano é o tema oficial das marchas populares deste ano.
O tema é em homenagem a António Maria Eusébio.

Já são conhecidos os vencedores da Grande Marcha de Setúbal 2019. “Calafate, o Cantador da Cidade”, com letra de Natália Abreu Laureano e música de Artur Jordão foi escolhido pelo júri para ser o tema oficial interpretado pelas oito coletividades a concurso nos Santos Populares.

Os vencedores, com o pseudónimo “Boémia & Fadista” recebem um prémio de 2500€. A decisão foi anunciada no passado dia 4 de abril, quinta-feira pelo painel de avaliadores composto pelo músico Nuno Guerreiro, pelo professor de música António Laertes e pela produtora musical Ester Correia.

O tema da música é uma homenagem a António Maria Eusébio, calafate de profissão. O carismático autor popular, simples e iletrado destacou-se por dedicar poemas e cantigas sobre a evolução da cidade do Sado, entre os séculos XIX e XX. O conhecido “Cantador de Setúbal” tem um monumento com mais de 50 anos de referência à sua vida e obra, no centro do Jardim do Bonfim.

As marchas começam no dia 22 de junho, sábado, com um desfile de apresentação das várias coregrafias marcado para as 21h30, na Avenida Luísa Todi. Seguem-se depois os desfiles de competição a 28 e 29 de junho, sexta e sábado, às 22 horas na Praça de Touros Carlos Relvas. Os desfiles de apresentação são de entrada livre, já os de competição têm bilhetes pagos.

Clube Recreativo Palhavã, Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, Grupo Desportivo Independente, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, Núcleo dos Amigos Bairro Santos Nicolau, Núcleo Bicross Setúbal e União Desportiva e Recreativa das Pontes são os concorrentes. Os desfiles vão contar ainda com as participações especiais extra-concurso das marchas da APPACDM de Setúbal e marchas infantis da União Desportiva e Recreativa das Pontes e Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

tags: Calafate, desfiles, Grande Marcha de Setúbal 2019, Marchas Populares de Setúbal 2019, tema, vencedores