na cidade

Bruno Lage vai receber a Medalha de Honra da Cidade

A cerimónia de entrega dos galardões é a 15 de setembro, Dia do Bocage e da Cidade. Zeca Afonso é Medalha de Ouro.
Bruno Lage é o atual treinador do Sport Lisboa e Benfica (SLB).

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou na reunião pública desta quarta-feira, 14 de agosto, a lista de personalidades e entidades, que vão receber as Medalhas Honoríficas da Cidade. A entrega de prémios está marcada para 15 de setembro, domingo, Dia do Bocage e da Cidade.

Segundo a autarquia, estas medalhas distinguem a atividade desenvolvida no Concelho por personalidades e instituições “de forma particularmente notória e nas mais diversas áreas, em algum momento da história local, ou continuadamente”.

Na lista de personalidades deste ano, destaca-se o nome do setubalense Bruno Lage, atual treinador do Sport Lisboa e Benfica (SLB), que será distinguido com a Medalha de Honra da Cidade, juntamente com Alexandre Raminhas da Silva, treinador adjunto do Benfica.

A cerimónia vai contar também com uma homenagem especial a José Afonso, a título póstumo, através da Medalha de Ouro da Cidade, a distinção mais alta, que o município pode atribuir e ainda o título de Cidadão Honorário de Setúbal, “pelo seu papel na transformação do Portugal livre e democrático”.

José Afonso nasceu em Aveiro, em 1922. Veio para Setúbal em 1967, onde faleceu a 23 de fevereiro de 1987, no Hospital de São Bernardo. O seu funeral decorreu no dia seguinte, com mais de 30 mil pessoas, num cortejo até ao Cemitério de Nossa Senhora da Piedade.

A Medalha de Prata da Cidade vai ser atribuída ao Hospital de São Bernardo, que celebra 60 anos. Já a Medalha de Honra é dividida por diferentes classes, personalidades e instituições. Na classe Atividades Culturais, o município distingue o historiador Albérico Afonso Costa Alho, os artistas plásticos Andreas Stöcklein, autor dos painéis de azulejos do túnel do Quebedo, José Matos Cardoso, a cantora Celina da Piedade, e a título póstumo, o fundador do Núcleo de Poesia de Setúbal, Henrique Mateus.

Nesta classe são igualmente agraciados a professora e diretora do Coral Infantil de Setúbal, Isabel Mendes, o escultor João Duarte, o ator e encenador José Maria Dias e a professora e proprietária da galeria de arte da Casa da Avenida, Maria João Frade.

Os médicos Gil José de Carvalho Sousa e Manuel Matos Faia, a Escola Secundária de Bocage, o diretor do Serviço de Pediatria Médica e do Departamento da Mulher e da Criança do Hospital de São Bernardo, Luís Caturra, o oftalmologista David Martins, e os biólogos José da Costa Pereira e Raquel Gaspar são distinguidos, na classe Ciência e Tecnologia. Ainda nesta categoria recebem títulos honoríficos os médicos cardiologistas Quitéria Rato, Ricardo de Almeida Santos e Luís Soares.

Além de Bruno Lage, a Associação de Ténis de Mesa de Setúbal, a celebrar 75 anos, o Centro Ciclista Azeitonense, que assinala o 25.º aniversário este ano, os dirigentes associativos Estêvão Monteiro Coutinho, Henrique Santos, Joaquim José Cambolas Marques dos Santos, João Botelho e o professor Nuno Miguel Cremon de Lemos são as outras personalidades reconhecidas, na Classe Desporto. 

Na classe Associativismo e Sindicalismo são distinguidos a Associação de Solidariedade Social de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, o fundador do Externato Rumo ao Sucesso, Diamantino dos Ramos Afonso, os dirigentes associativos Nuno Guerreiro Soares, Sertório Herrera e José Colaço da Silva, o antigo dirigente sindical e associativo Possidónio Chitas e a UNISETI — Universidade Sénior de Setúbal.

Na classe Paz e Liberdade é distinguido, a título póstumo, o antigo vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Ruben de Carvalho e, na classe Turismo outro antigo vereador da autarquia sadina, Duarte Machado. O empresário da restauração Manuel Otávio Teixeira, o gestor Luís Miguel Leal Fernandes e o criativo de interiores e embaixador da Cidade de Setúbal, João Maria são os nomes em destaque, na Classe Comércio.

tags: Bruno Lage, Câmara Municipal de Setúbal, Dia do Bocage e da Cidade, medalhas de honra, personalidades, setúbal, Zeca Afonso