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Boas notícias: oferta turística em Setúbal aumentou 60% no primeiro trimestre do ano

O presidente André Martins sublinhou que a identidade, a sustentabilidade e a inclusão são os principais eixos da estratégia do município.
A Praça de Bocage.

Que Setúbal é uma das mais belas cidades do mundo já todos sabíamos, mas agora chegaram os números para comprová-lo. Num jantar organizado na Casa da Baía no dia 1 de junho, o presidente do município, André Martins, revelou que a procura turística em Setúbal cresceu 60 por cento no primeiro trimestre de 2023.

“Estes resultados dão sequência a um bom desempenho que vem de 2022, com Setúbal a manter e a reforçar o posicionamento no seu perfil turístico nos principais mercados de Portugal, Espanha, Brasil, França e Itália”, adiantou o autarca, no encontro que reuniu mais de cinco dezenas de representantes de cerca de 45 agentes turísticos da região. Esta é a ilustração da continuidade do “bom desempenho” registado em 2022, de acordo com dados divulgados pela Entidade Regional de Turismo de Lisboa.

2021 foi considerado o ano das “viagens domésticas”, com os portugueses a viajarem por Portugal, mas em 2022 voltou a confiança no turismo e em 2023 há a esperança de se “ultrapassarem as expectativas”, uma vez que a aposta na dinamização turística da região está a crescer e a gerar mais oportunidades de negócio. Setúbal tem aumentado a procura e “foi mesmo um dos municípios da região de Lisboa com menor quebra no turismo durante a pandemia”, sendo que os dados oficiais mais recentes indicam que “passou a ser o quarto município mais relevante” do ponto de vista turístico, informa a autarquia. O presidente apontou ainda que continua a existir a preocupação em apostar “num turismo segmentado e respeito pelas comunidades locais”.

André Martins apontou que a identidade, a sustentabilidade e a inclusão são os principais eixos da estratégia do turismo em Setúbal e destacou que “o forte relacionamento e a interação permanente com os agentes turísticos têm permitido a concertação da estratégia e do posicionamento em mercados nacionais e estrangeiros”. São os casos do crescimento da restauração e do aumento de microempresas de animação turística que têm potenciado novos produtos turísticos, o que contribui para a valorização do tempo de estadia do visitante nacional e estrangeiro na região.  Setúbal tem um “leque bastante alargado de produtos turísticos, direcionado para duas das suas maiores riquezas naturais, a Serra da Arrábida e o Estuário do Sado”.

O jantar decorreu na Casa Baía.

É na cidade que estão “alguns dos monumentos mais emblemáticos e identitários da região, como o Convento de Jesus, o Mercado do Livramento e o Museu do Trabalho Michel Giacometti”, aos quais se juntam as típicas aldeias de Azeitão, sem esquecer o papel importante da oferta gastronómica, com o município a marcar presença em eventos internacionais para levar o nome de Setúbal além-fronteiras.  Outro dos objetivos passa por “afirmar o turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental na região”, integrado no Plano Estratégico Nacional para o Turismo 2027.  O posicionamento de Setúbal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis da região de Lisboa e o reforço da identidade e autenticidade como fator diferenciador na oferta nacional e internacional, assente, igualmente, na aposta em nichos de mercado para diversificar a oferta e combater a sazonalidade complementam a estratégia.

No campo digital, a autarquia está a preparar uma candidatura a fundos comunitários para o desenvolvimento de um projeto que permitirá alavancar o destino de Setúbal como uma das cidades europeias na rede Smart Tourism Destination. O presidente André Martins enalteceu o trabalho desenvolvido pelos operadores turísticos locais no âmbito da defesa e promoção da marca turística de Setúbal e garantiu o apoio da Câmara Municipal para que “continuem a apostar numa oferta de qualidade”.  

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