na cidade

Bairro Cool: a associação setubalense que quer dar outra vida ao Troino

Até outubro estão previstas Happy Friday's com DJ sets, eventos temáticos, mercados e os Santos Populares com ostras e choco frito.
O projeto-piloto foi apresentado no dia 14 de maio.

O bairro de Troino, em Setúbal, é uma das zonas mais históricas da cidade. Era lá que vivia a maioria das trabalhadoras da indústria conserveira e também os pescadores. Porém, nos últimos anos, o bairro tem-se degradado na sequência do fecho de algumas lojas, que deixaram os edifícios ao abandono.

Com o objetivo de revitalizar esta zona da cidade e apostar na tradição nasceu a Associação Bairro Cool, um projeto-piloto inédito de economia circular e eco-friendly. A associação sem fins lucrativos foi apresentada oficialmente na passada sexta-feira, 14 de maio.

Vanessa Lima, presidente da direção da Associação Bairro Cool, explicou à New in Setúbal que o grande lema do programa é “inovar com tradição, valorizando a vertente artística, cultural e socio-económica do bairro, dando-lhe uma nova alma”.

Para isso, estão previstas várias iniciativas como, por exemplo, as Happy Friday’s, eventos de requalificação da zona histórica e limpeza do bairro, Santos Populares, mercados, um festival de pin-ups, um dia dedicado aos pescadores, entre outros.

A primeira iniciativa a ser lançada serão as Happy Friday’s, que vão decorrer todas as sextas-feiras até outubro, entre as 17 e as 21 horas. Nas últimas sextas-feiras de cada mês, o evento conta ainda com animação por um DJ convidado. A primeira Happy Friday acontece no próximo dia 28 de maio com o DJ Liquid Shape.

Este mês arranca a campanha do Bairro Flower Cool Power, que pretende tornar o Troino no bairro mais florido da cidade. A lógica é simples: a Associação Bairro Cool desafia os moradores a colocarem floreiras a decorar as janelas e varandas.

Em junho estão previstas duas grandes iniciativas. No Dia Mundial da Criança (1 de junho) vai haver uma ação de voluntariado, em parceria com o projeto Setúbal Mais Bonita, para envolver a comunidade e o parque escolar na requalificação e embelezamento do bairro de Troino.

Nos dias 11 e 12 de junho, prepare-se para uma mega festa de Santos Populares, com o choco frito e as ostras do Sado a juntarem-se à famosa sardinha assada. A agenda de atividades de setembro inclui a realização Mercado Cool “Cooltura Urbana” direcionado para o urban wear, urban art, street style, street food e cultura urbana, com a participação de várias pop-up stores e foodtrucks.

Em outubro está prevista ainda a Feira de Pesca, Pescadores e Indústria Pesqueira, uma mostra de conservas, sabores e tradições da cultura local. Para acompanhar todas as novidades da Associação Bairro Cool pode consultar o site e as páginas de Facebook e Instagram do projeto.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA