Ainda que as temperaturas continuem instáveis, são muitos os que já garantiram o seu primeiro mergulho da temporada. O verão só começa oficialmente no dia 21 de junho, mas a época balnear em Setúbal arranca já este sábado, dia 7 de junho, e a Praia de Albarquel volta a ser uma das mais procuradas.
A poucos minutos a pé do centro da cidade, este refúgio urbano à beira-mar é o destino perfeito para quem gosta de levar a toalha ao ombro e ir direto para a areia. E há boas notícias: o bar da praia reabriu mais cedo do que é habitual e trouxe consigo novidades bem fresquinhas. Seja para relaxar numa das palhotas ou desfrutar de uma bebida junto ao mar, este é um regresso aguardado por muitos.
Desde o passado dia 31 de maio, a Baía dos Golfinhos traz de volta tudo o que já estamos habituados e algumas novidades. O espaço mantém o horário de funcionamento das 9 horas até às 19, e continua a vender as bebidas de sempre, gelados da Olá e da Ben & Jerry’s, baguetes e batatas fritas, num ambiente descontraído com vista para o mar.
José Pinto, responsável pelo bar, conta à Nis que todos os anos tenta inovar nos serviços disponíveis, mas há sempre condicionantes. “Temos uma grande limitação de espaço, uma vez que o quiosque é pequeno, mas este ano conseguimos uma parceria com a Quinta do Piloto e vamos trazer vinhos desta adega de Palmela para a nossa praia”. Além disso, o pão com chouriço acabado de fazer e gelados de fruta natural chegaram para ficar.
A Baía dos Golfinhos funciona também como ponto de socorro, com nadadores salvador a vigiar a praia. E, à semelhança dos anos anteriores, pode alugar palhotas. “Funciona com um sistema de reservas personalizado, em que os clientes ligam e podem reservar de acordo com as suas preferências”. Este aluguer tem um custo de 20€ por dia (inclui um chapéu e duas espreguiçadeiras) e 12€ para meio dia (entre as 9 horas e as 14 ou das 14 às 19 horas).
José Pinto, de 30 anos, é natural de Azeitão e começou a trabalhar na Praia de Albarquel como nadador salvador, enquanto estudava Engenharia Mecânica. Acabou por assumir a responsabilidade da concessão e explicou à New in Setúbal que, no verão em que a concessão abriu, “a ideia foi tentar dinamizar a praia e trazer maior oferta aos utentes deste areal”.