na cidade

Baía de Setúbal recebe visita inesperada de uma foca. Até descansou na Praia da Saúde

A foca foi avistada em dois locais diferentes na zona das praias de Setúbal. Aconselha-se a não interagir com o animal.
Está a tornar-se viral.

Além do património natural e das paisagens paradisíacas, um dos motivos que leva milhares de pessoas a visitar Setúbal são os passeios para ver os golfinhos. Há 30 roazes-corvineiros a habitar no rio Sado, mas este fim de semana, as atenções focaram-se todas por instantes num único animal: a foca que visitou as águas cristalinas da região.

Um vídeo partilhado no Facebook este domingo, 25 de agosto, mostra o pequeno mamífero a nadar à superfície da água, visivelmente deliciado, numa zona junto às praias da Arrábida, na baía de Setúbal.

A publicação provocou milhares de reações e dezenas de comentários. “Deve sentir-se em casa… aguinha fresca estilo Pólo Norte”, “Grande registo”, “É engraçado, mas alguma coisa não está bem”, são algumas das participações que podem ler-se.

No mesmo dia, à noite, foi partilhado outro registo com a foca à beira da água, perto da Praia da Saúde. Alegadamente, este animal foi visto dia 14 de agosto na zona de Cascais, tendo sido monitorizado pela Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo (RALVT), seguido para mar aberto, não sendo possível, assim, mais intervenções. Na publicação partilhada pela entidade, fica o aviso de que “existem várias razões que podem explicar a visita deste animal numa zona onde não é residente”.

Assim, para garantir a sua segurança e bem-estar, o apelo é de que “a população que não se aproxime do animal e não tente interagir com ele, dando-lhe oportunidade de poder descansar”. Se tiver informações sobre o animal que visitou o Sado, deve entrar em contacto com a Polícia Marítima de Setúbal, através do número 265 105 123.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA