na cidade

Azeitão vai ter duas novas escolas e um pavilhão desportivo

Vai ser construída uma escola básica de 2º e 3º ciclos e uma escola secundária. Projeto já está em andamento.
Anúncio foi feito na Festa do Agrupamento de Escolas de Azeitão.

Durante vários anos, esta foi uma reivindicação constante da comunidade: Azeitão precisava de melhores condições de ensino. Agora, este sonho da população foi concretizado. O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, anunciou oficialmente a construção de três novos equipamentos escolares na freguesia: uma escola básica de 2º e 3º ciclos, uma escola secundária e um pavilhão desportivo.

O anúncio foi feito na passada sexta-feira, 14 de junho, durante a 20.ª edição da Festa do Agrupamento de Escolas de Azeitão. Perante centenas de alunos, pais, professores e moradores, o autarca sublinhou que está em marcha um acordo com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) para dar forma a este que é um dos projetos mais aguardados da freguesia.

“É um orgulho estar em vias de resolver um problema de décadas”, afirmou André Martins. Segundo o autarca, o atual estabelecimento de ensino de Azeitão “deixou de ter condições para o ensino de qualidade” e, além disso, a freguesia não dispõe de ensino secundário, nem de um pavilhão desportivo escolar.

André Martins adiantou que, neste momento, estão a ser feitos alguns “acertos técnicos relativamente ao estudo prévio” para os três equipamentos, que espera estar concluído “no final deste mês de junho”. A seguir, será lançada a fase de projeto, para que a construção possa avançar.

“Esta é uma luta de muitos anos, com muitas promessas e campanhas eleitorais”, recordou o autarca, referindo-se às inúmeras tentativas e negociações falhadas ao longo do tempo. Desta vez, a solução encontrou eco na DGEstE, que reconheceu a necessidade de uma resposta efetiva. Inicialmente, chegou a estar em cima da mesa a hipótese de a escola secundária ser construída na Quinta do Conde, uma ideia que, segundo o autarca, acabaria por deixar os alunos de Azeitão demasiado longe. Foi então que a autarquia propôs uma escola secundária dentro da freguesia, o que levou ao acordo agora anunciado.

Além da resposta ao ensino básico e secundário, o novo pavilhão desportivo vai colmatar outra  carência da rede escolar local.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA