na cidade

Avenida Luísa Todi vai transformar-se num espaço de promoção da saúde

O programa “7 Dias do Coração” arranca esta quarta-feira, 8 de maio, e inclui rastreios gratuitos e caminhadas.
Basta aparecer.

Setúbal vai receber uma mega ação de sensibilização para os problemas cardiovasculares. A 9.ª edição do programa “7 Dias do Coração” começa já esta quarta-feira, dia 8 de maio e prolonga-se até sexta-feira, 10. Durante estes dias, previstos vários rastreios cardiovasculares gratuitos e ações para a promoção de hábitos de vida saudável na Avenida Luísa Todi e no Mercado 2 de Abril.

Ao longo de três dias, uma equipa de profissionais de saúde vai identificar fatores de risco cardiovasculares, como o tabagismo, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes e obesidade. As ações decorrem entre as 9h30 e as 16 horas numa estrutura montada na placa central da Avenida Luísa Todi.

Os rastreios abertos à população voltam a acontecer no dia 17 de maio, sexta-feira, entre as 9 e as 13h30, no Mercado 2 de Abril. A 18 e 25 de maio, sábado, das 9h30 ao meio-dia há várias ações para apelar à adoção de um estilo de vida saudável e equilibrado.

No sábado, 18 de maio, o evento “Saúde em Movimento” começa com uma caminhada, que vai passar pela zona da Bela Vista. O ponto de encontro está marcado para as 09h30, na Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago e termina no Parque Verde da Bela Vista com uma aula de ginástica. Não é preciso inscrição prévia, basta aparecer.

Já dia 25 de maio, sábado, o desafio é “Descobrir os Caminhos de Cetóbriga” numa caminhada de cerca de dez quilómetros, com partida e chegada no Jardim da Algodeia. Neste caso, deve inscrever-se através do mail gabinete.saude@nullmun-setubal.pt.

O programa é organizado pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal. O objetivo é sensibilizar a população para a prevenção das doenças cardiovasculares.

tags: "7 Dias do Coração", Avenida Luísa Todi, doenças cardiovasculares, Mercado 2 de Abril, programa, rastreios