na cidade

Avenida Luísa Todi tem uma nova escultura da famosa coleção das “Gordas”

A "Menina com Bicicleta", da autoria do artista João Duarte, foi inaugurada a 24 de julho.
A peça tem 2,10 metros de altura. Foto: Município de Setúbal.

A placa central da Avenida Luísa Todi, em Setúbal, ganhou uma nova escultura da famosa coleção das gordas, que estão espalhadas pela Baixa da cidade. A nova peça, da autoria do escultor João Duarte, chama-se a “Menina com Bicicleta” e foi inaugurada no dia 24 de julho, sexta-feira.  

A escultura em bronze fundido, com 2,10 metros de altura, retrata um corpo feminino junto de uma bicicleta, perto da entrada do Largo da Ribeira Velha. A obra foi fundida por uma empresa especializada, em Bilbao, Espanha.

“A inspiração surgiu da procura crescente do uso de ciclovias. Há cada vez mais pistas assim e Setúbal acompanha essa tendência. É preciso promover a bicicleta como o transporte do futuro”, explicou João Duarte. Segundo o autor, a peça “é fácil de compreender” e, na posição da menina “que está a olhar para cima, para a Lua, para o céu, está implícito o ato da contemplação e da poesia”. 

João Duarte nasceu na freguesia da Lapa, concelho de Lisboa, em 1952. É conhecido como “o escultor das gordas” pela forma como trabalha a figura feminina. Desenvolve igualmente projetos de medalhística, área na qual ganhou prémios internacionais e é ainda responsável pela criação de moedas comemorativas.

A “Menina com Bicicleta”, instalada Avenida Luísa Todi, é a quarta de uma coleção criada pelo escultor para Setúbal, estando as restantes peças no Largo da Ribeira Velha (“Menina com Mala”) e (“Menina com Cadeira”), e no Largo da Misericórdia (“Dolce Vita”).

tags: "as gordas", "Menina com Bicicleta", Avenida Luísa Todi, escultura, setúbal

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal