na cidade

Avenida José Mourinho vai estar cortada ao trânsito automóvel — mas é por uma boa causa

A iniciativa acontece a 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros. Podem circular ciclistas, peões e transportes públicos.
Poupe combustível e seja amigo do ambiente.

Deixe o carro em casa. Poupe no combustível, faça exercício, não perca tempo no trânsito e a procurar estacionamento. O ambiente agradece. 22 de setembro é o Dia Europeu sem Carros e a cidade vai estar cheia atividades. O ponto alto da iniciativa é o corte ao trânsito automóvel de parte da Avenida José Mourinho entre a Travessa da Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel. Entre as 9 e as 17 horas, esta zona ficará reservada apenas a peões, ciclistas e transportes públicos. 

A 21.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que já faz parte do calendário de muitas cidades europeias e de outros continentes, decorre entre os dias 16 e 22 de setembro, tendo como tema central “Melhores Ligações”, que apela ao teste de novas formas de mobilidade limpa, à realização de um balanço dos desafios atuais da mobilidade e ao avanço rumo a uma mobilidade mais sustentável para a Europa.

A intenção é consciencializar os cidadãos para uma mobilidade urbana sustentável e incentivá-los a alterarem os seus comportamentos. Exemplo disso é a utilização do transporte público e de outras soluções de deslocação limpas e inteligentes.

O slogan da campanha da Semana Europeia da Mobilidade para este ano, e para edições futuras, é “Mix & Move!” — “Combina e Move-te!” na versão portuguesa. O objetivo é promover o “transporte multimodal”, ou seja, a utilização de diferentes modos ou meios de deslocação na mesma viagem como caminhar ou utilizar bicicletas, trotinetes e e-scooters.

A programação em Setúbal do Dia Europeu Sem Carros inclui uma exposição de veículos mais amigos do ambiente — viaturas elétricas, híbridas e modos suaves –, com a hipótese de test-drives. Já na Praça de Bocage, entre as 9 e as 10 horas volta a ter lugar a iniciativa “Bike to Work”, promovida pelo projeto “Somos CMS”. Aqui, apela-se aos colaboradores municipais e à população em geral para realizarem de bicicleta o trajeto diário entre a residência e o local de trabalho.

Está igualmente prevista uma outra ação de sensibilização para a mobilidade em modos mais sustentáveis e suaves. Trata-se da exibição das “Curtas da Mobilidade”, que são pequenos filmes sobre o tema, reunidos pela ENA — Agência de Energia e Ambiente da Arrábida. Será na Casa da Baía, na Casa da Cultura, no atendimento do Edifício Sado e noutras instalações municipais, ao longo da Semana Europeia da Mobilidade.

A 18 de setembro, domingo, com concentração e partida às 14 horas, na Praça do Rossio, em Vila Nogueira de Azeitão, realiza-se o passeio de bicicleta “Azeitão Fancy Women Ride Bike”. Trata-se de um evento mundial de promoção independente dedicado em exclusivo a mulheres e tem um dress code exigido. As participantes precisam de se vestir com um look fancy, mostrando o seu lado mais cool.

Em Setúbal, a autarquia tem realizado um grande investimento na área da mobilidade urbana. Além de ter sido construído o Interface de Transportes de Setúbal foram introduzidos na cidade sistemas de transportes alternativos de micromobilidade elétrica, com trotinetas e bicicletas elétricas partilhadas. Com estas medidas, as ruas do concelho passaram a ser mais amigas do peão e a ter ciclovias dedicadas.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA