na cidade

Atenção, setubalenses: vai abrir um espaço de escalada indoor na cidade

O IN WALL — Climbing Center vai ficar perto do Alegro de Setúbal e deve estar pronto entre maio e junho.
Vai ter muitos colchões para o proteger.

Com a participação, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a escalada tem vindo a ser cada vez mais conhecida em Portugal. Se antes era encarada apenas como um treino para o montanhismo, com o tempo foi conquistando novos adeptos e passou a ser considerada também um desporto.

Provavelmente já deve ter feito escalada pelo menos uma vez na vida e normalmente as paredes mais comuns são aquelas que estavam instaladas em pequenos parques ou feiras e festas da cidade. Se gostou dessa experiência e gostava de repeti-la, brevemente vai poder fazê-lo no novo espaço de Setúbal. 

O IN WALL — Climbing Center, um espaço de escalada indoor, está a nascer na cidade do Sado para todos aqueles que são aventureiros e não recusam um bom desafio. De iniciante a avançado, o espaço vai estar aberto a todos os que queiram experimentar a mais recente modalidade dos Jogos Olímpicos. 

É a primeira vez que Setúbal recebe algo deste género e os responsáveis são Ricardo Barata (Kau) e Carla Dias. “Este conceito começou a aparecer em Portugal há cerca de cinco anos, mas é o primeiro a surgir em Setúbal e possivelmente um dos maiores espaços no País”, conta à NiS Ricardo Barata. 

A escalada indoor vai ter duas vertentes: o boulder, conhecido como a escalada sem o uso dos equipamentos de segurança convencionais, como as cordas; e a escalada com corda, semelhante ao que se vê no exterior. No entanto, não se preocupe: mesmo sem cordas não corre perigo nenhum. Isto porque existem vários colchões no chão que amortecem a queda. A parede de escalada terá cerca de quatro metros de altura. 

Apesar de ainda não existirem datas oficiais de abertura, o novo espaço de escalada indoor deverá estar pronto entre maio e junho. O IN WALL — Climbing Center está instalado no número 20E da Avenida do Alentejo, mesmo ao pé do Alegro de Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA