na cidade

Atenção, setubalenses: está a chegar à cidade um novo projeto de “Mercadinhos de Troca”

A iniciativa pretende que a população leve o que já não use e troque por algo que precisa. Há uma componente solidária no evento.
Leve o que não precisa.

Segundo dados do Centro Social São Francisco Xavier, da Cáritas, entidade coordenadora do Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA), Setúbal tinha 165 pessoas sem-abrigo em 2023. Esta é uma situação que a população não pode resolver, mas existem formas de ajudar e apoiar. As ações de solidariedade são essenciais para cooperar com as instituições que estão próximas das pessoas sem-abrigo.

Por vezes, pequenas ações fazem a diferença e há eventos que até acabam por ser uma entreajuda entre a comunidade. Há muitos objetos e peças de roupa que temos em casa, guardados, sem uso ou propósito. Uma das ideias para terminar com a acumulação de artigos desnecessários é o “Mercadinho de Trocas — liberta o que não usas, adquire o que precisas”.

É já este sábado, 13 de abril, que se desenvolve a primeira ação, na Praceta Ilha da Madeira, situada no bairro do Liceu, junto ao Polo de São Julião do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, entidade organizadora do evento. A iniciativa, proposta por Teresa Santos, voluntária do Centro Comunitário, pretende “estabelecer ponto de encontro regular a cada 15 dias, proporcionando uma dinâmica constante naquele local”.

É um “evento social, com uma forte vertente ambiental”, explica a União das Freguesias de Setúbal. O objetivo é que cada participante traga objetos que já não utiliza e os troque por novas peças, disponíveis nas outras bancas, que precise e queira. Além disso, será disponibilizada uma banca solidária, cujas vendas revertem para o CASA — Centro de Apoio ao Sem Abrigo. 

Durante a tarde de sábado, a partir das 15 horas, pode contar com várias atividades de animação. O programa inclui uma aula aberta de zumba, uma aula de pintura com aguarelas, uma oficina dinamizada pela associação All Aboard, uma oficina de pintura infantil, com o tema “Vamos pintar Abril na rua”, bem como jogos de tabuleiro e tradicionais. Para participar no Mercadinho de Trocas e nas atividades, deve inscrever-se através do preenchimento de um formulário, do email centro.comunitario@nulluf-setubal.pt ou para o número 935 766 881. 

Este dia também será marcado pela pintura de um mural coletivo próximo deste espaço. Recorde o último trabalho do género realizado na cidade, que uniu cerca de 50 mulheres, que deixaram escritos nas paredes pensamentos e ideais, relacionados com a luta pela igualdade de género e com foco na liberdade.

Carregue na galeria para ver imagens, cedidas por Helena de Sousa Freitas, de alguns murais pintados em Setúbal entre os anos 90 e 2000.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA