na cidade

Atenção: o programa Arrábida sem carros vai prolongar-se até ao fim do mês

A medida estende-se até ao dia 26 de setembro. Saiba o que muda na circulação automóvel.
Tome nota.

Antes de ter sido lançado o programa municipal Arrábida sem carros em 2018, todos os anos, quando abria a época balnear, as estradas de acesso às praias do concelho de Setúbal enchiam-se de carros estacionados em sítios que, muitas das vezes, impediam a passagem dos transportes públicos e ambulâncias.

Para resolver os problemas de trânsito, a Câmara Municipal de Setúbal criou o Arrábida sem carros, que limita o acesso à circulação automóvel e aposta na rede de transportes públicos. O programa municipal, que restringe a circulação automóvel às praias da Arrábida, começou no dia 10 de junho e vai ser prolongado até 26 de setembro.

Segundo a autarquia, “o plano definido para estar em vigor,  entre 10 de junho e 15 de setembro, é agora estendido para o período de 16 a 26 de setembro devido à previsão de condições meteorológicas favoráveis à prática balnear, embora as restrições de circulação na segunda metade do mês apenas vigorem nos fins de semana, dias 18 e 19 e 25 e 26 de setembro”.

Assim, entre 16 e 26 de setembro, apesar de a circulação rodoviária na estrada de acesso às praias da Arrábida se realizar sem condicionamentos de segunda a sexta-feira, o estacionamento apenas é permitido nas zonas autorizadas, como os parques de estacionamento da Figueirinha e do Creiro, que se mantêm em funcionamento mediante o pagamento definido.

Para facilitar o acesso dos banhistas, a época balnear termina a 15 de setembro, mas a Câmara Municipal de Setúbal decidiu manter, em permanência, até ao dia 26 o vaivém entre o parque de estacionamento da Secil e as praias da Figueirinha, de Galapos, de Galapinhos e do Creiro.

Nos fins de semana de 18, 19, 25 e 26 de setembro, as restrições são exatamente iguais às que se encontram em vigor até 15 de setembro, destacando-se a proibição de circulação automóvel entre a Figueirinha e o Creiro, nos dois sentidos, das 8 às 20 horas.

Nestes quatro dias, a TST assegura as atuais ligações de autocarro de Setúbal às praias, as carreiras 723 e 725, abrangidas pelo Passe Navegante e com horários e tarifas já estabelecidos.

No entanto, o transporte de Azeitão é suprimido. O acesso automóvel à Praia de Albarquel também fica interdito nos dois últimos fins de semana do mês, entre as 8 e as 20 horas.

As medidas especiais de acesso às atividades económicas e residências nas zonas do Portinho da Arrábida e de Alpertuche continuam a vigorar nesses dias, uma vez que o trânsito é proibido neste troço das 8 às 19 horas.

Os veículos de duas rodas, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência, além de moradores e trabalhadores que apresentem permissões específicas para a circulação não estão abrangidos por estas limitações do programa Arrábida sem Carros.

A validade dos cartões de acesso a residentes e concessionários também foi alargada. Até ao final do mês, está proibida a permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento, assim como o estacionamento fora dos parques e zonas de parqueamento ordenado, prevendo-se, um reforço da ação policial para multar e rebocar viaturas estacionadas de forma irregular.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA