na cidade

Atenção: mau tempo deixa concelho de Setúbal sob aviso amarelo

A Proteção Civil aconselha a adoção de comportamentos preventivos e defensivos nesta quinta e sexta-feira.
Proteja-se.

As previsões meteorológicas não são as mais animadoras para esta semana. Tal como a NiS noticiou, esperava-se o regresso da chuva, com maior intensidade a partir do meio da semana. Prevê-se ainda agitação marítima, precipitação e vento forte, cenário que coloca a região de Setúbal sob aviso amarelo esta quinta e sexta-feira, 8 e 9 de fevereiro.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta quinta-feira há probabilidade de a chuva se intensificar entre o meio-dia e as 21 horas. Já o vento, que sopra de sul/sudoeste, deverá atingir os 75 quilómetros por hora, entre as 14 e as 21 horas. O mar vai registar ondulação de quatro a cinco metros, entre as 15 horas de quinta-feira e as 6 horas de sábado, primeiro de sudoeste e depois de oeste/noroeste.

A Proteção Civil alerta que o mau tempo pode provocar estragos acentuados, nomeadamente inundações em zonas urbanas, instabilidade de vertentes que conduzam a deslizamentos ou derrocadas, formação de lençóis de água nas estradas, arrastamento de objetos soltos para as vias rodoviárias ou desprendimento de estruturas que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública. Além disso, há probabilidade de ocorrerem incidentes na orla costeira.

As recomendações, além do vestuário quente e confortável, devido ao frio que se pode fazer sentir com a temperatura mínima baixa com vento, são a adoção de um comportamento preventivo. Deve garantir que os sistemas de escoamento das águas da chuva estejam desobstruídos e que estruturas soltas, como andaimes ou placards, estejam adequadamente fixados. Há também risco de queda de ramos e árvores.

A população deve evitar a circulação junto de zonas ribeirinhas. A Proteção Civil aconselha que não se pratiquem atividades relacionadas com o mar, como pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar. Os condutores devem evitar o estacionamento de veículos próximos da orla marítima.

Adote uma condução segura e defensiva, com redução da velocidade e atenção à eventual formação de lençóis de água nas vias. Não atravesse zonas inundadas, de modo a evitar que pessoas ou viaturas sejam arrastadas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas. Permaneça atento às atualizações do estado do tempo.

Estas alterações do estado do tempo são causadas pela chegada da depressão Karlota. O fenómeno meteorológico “inclui-se num sistema depressionário complexo, com dois núcleos, que deverá evoluir apenas para um núcleo, que irá estar localizado a sudoeste da Irlanda”, segundo o IPMA.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA