na cidade

Atenção, mamãs: vem aí um workshop para falar sobre a maternidade em Setúbal

O evento está marcado para sábado, 4 de fevereiro. A entrada é gratuita, mas é necessário inscrição.
Marque na agenda.

O processo da maternidade é uma altura especial e desafiante para qualquer um sobretudo se for o primeiro filho. Desde cedo começam a surgir dúvidas e medos naturais associados a esse momento. Apesar de haver muita informação em livros e na Internet, não há nada melhor do que partilhar todas essas emoções com outras pessoas e até com profissionais da área. 

A pensar em si, que se encontra nesta fase da vida, a Clínica Mãe Bebé em Setúbal está a organizar a primeira edição da roda MãeBebé. O evento acontece a 4 de fevereiro, sábado, das 10 horas ao meio-dia, na própria clínica perto das traseiras do Hospital de São Bernardo, na loja B, do número 17 da Rua Flávio Resende. 

A ideia da Roda da MãeBebé surgiu de uma parceria entre a clínica e a hipnoterapeuta Izabella que acompanha mulheres desde a pré-conceção ao parto com hypnobirthing. “A Izabella já fazia a Roda da Gestante online mas muitas vezes existe a necessidade de haver uma presença física. O calor humano, a energia que se sente quando estamos em presença de outras mulheres que estão a passar por todas as dificuldades e necessidades do pós-parto teria que ser colmatado por um evento que fosse presencial e daí nasceu a Roda da MãeBebé”, começa por contar à New in Setúbal Vitorina Damásio, proprietária da clínica MãeBebé.

O evento consiste numa roda de partilha de sentimentos, experiências, emoções, dúvidas e receios, em que a palavra de ordem é acolhimento. É um lugar em que pode encontrar outras mulheres com experiências semelhantes ou diferentes, mas em que o principal objetivo é que todas possam ser ouvidas sem julgamento, com o máximo de respeito pela história de cada uma. Nesta iniciativa, “a mulher é protagonista e não o certo ou errado, há apenas o estar e sentir”.

O workshop será dividido em seis temas: o que é o hypnobirthing e porquê ele funciona?; quebrando o ciclo: tensão medo e dor; faça seu kit amor; técnica: respiração ascendente; informação liberta: plano de parto e parceiro de parto, o guardião do parto. Poderá fazer sentido a todas as mulheres, tanto as que pretendem ter parto natural como as que não tem expectativas de o ter. É sobretudo sobre informação e empoderamento da mulher.

Até agora, a adesão está a ser muito positiva. “Já temos algumas inscritas mas há espaço para mais e se não forem a tempo não se preocupem porque é um evento que queremos repetir todos os meses”, revela a fisioterapeuta pediátrica.

E acrescenta: “É algo que já muitas mães nos tinham questionado porque sentiam esta necessidade de haver um espaço de partilha. A Roda MãeBebé será dinamizada pela terapeuta Izabella, hipnoterapeuta e instrutora de hypnobirthing, o que por si só é uma mais-valia, pois a mesma possui uma experiência vasta no contacto com grávidas e mulheres no pós-parto conseguindo ajudá-las através de dinâmicas práticas relacionadas com a hipnoterapia.”

A iniciativa destinada a mulheres mães com filhos até um ano é gratuita. No entanto, fica ao critério das famílias fazerem o donativo que considerarem ser o mais correto e justo. É necessário inscrição a partir de uma mensagem privada na página de Instagram ou Facebook, do site ou através do contacto 265 239 014.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA