Aproveitar as férias e folgas para “pôr a leitura em dia” é um hábito comum a muitos a portugueses. E, como os dias de descanso significam, na tradição nacional, longos serões na praia, é para lá que se levam os livros. Agora, imagine poder trocar o que acabou de ler por outro, gratuitamente, em diversos pontos do distrito, incluindo nos areais. Isso acabaria com o incómodo de levar vários livros para a praia, e teria uma seleção variada por onde escolher.
Este sonho tornou-se realidade a 24 de abril, com a inauguração da primeira Biblioteca Livre de Setúbal. Partindo da premissa “leva um livro, traz um livro”, a iniciativa é baseada em frigoríficos recuperados, pintados de amarelo, — e cheios de livros gratuitos. Agora foram instalados mais dois frigoríficos, nas praias da Saúde e da Figueirinha, esta quarta-feira, 14 de maio.
A iniciativa resulta de uma parceria entre o município e a Associação Letra Por Letra – Setúbal, cujo objetivo é promover o acesso livre e gratuito à cultura e informação para todos os cidadãos, independentemente da sua localização ou condição social.
A associação, de cariz voluntário e sem fins lucrativos, ficará responsável pelo desenvolvimento, implementação e manutenção da rede de Pequenas Bibliotecas Livres no concelho, contando com o apoio logístico da Câmara Municipal de Setúbal para a instalação e funcionamento dos frigoríficos, bem como na definição dos locais estratégicos.
Além disso, a Letra Por Letra irá organizar e manter as bibliotecas através dos seus voluntários, apelando à participação consciente da comunidade. O projeto — que será alargado a outros locais do concelho — conta também com uma parceria com a União das Freguesias de Setúbal, que disponibilizou um espaço no Grelhal, para que os voluntários recuperem os frigoríficos.
“As Bibliotecas Livres têm três objetivos centrais: promover a leitura e o livro, fazendo-os rodar pelos cidadãos; educar para a cidadania, habituando os cidadãos a respeitar os equipamentos existentes no espaço público; e reciclar os frigoríficos”, destaca Rui Santos, membro da direção da associação Letra Por Letra.
