na cidade

Atenção: as autocaravanas estão mesmo proibidas de estacionar junto à praia

O governo esclareceu as dúvidas e justifica com a pandemia mas a federação do setor não concorda com a decisão.
Estacionamento e pernoita não autorizados.

Está esclarecido: as autocaravanas estão proibidas de estacionar nos parques e zonas de estacionamento de acesso às praias, seja para pernoita ou para aparcamento, devido à pandemia do novo coronavírus. Uma medida que as associações do setor contestam e consideram mesmo injusta.

As dúvidas foram esclarecidas pela Secretaria de Estado do Turismo. Numa nota citada pela “Lusa“, esta entidade explicou que, tendo em conta as medidas excecionais de acesso, ocupação e utilização das praias na época balnear de 2020, o Governo entendeu que era “adequado, necessário e proporcional” interditar a ‘permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento’”.

Ao proibir a permanência, acrescentou, “pretendeu-se interditar tanto o estacionamento (permanência sem ocupantes) como a pernoita (permanência com ocupantes) de autocaravanas nos parques e zonas de estacionamento de acesso às praias”.

Em declarações à Lusa, o presidente da Federação Portuguesa de Autocaravanismo (FPA), Manuel Bragança, considerou “um absurdo e algo aberrante” a impossibilidade de as caravanas estacionarem nos parques das praias. “Não nos interessa a pernoita na praia. O meu veículo é a autocaravana e estou proibido de usufruir da praia por o meu veículo ser uma autocaravana e porque alguém se lembrou de escrever uma coisa daquelas num diploma legal”, frisou.

Manuel Bragança alertou ainda para a possibilidade de “um dia destes existir um problema sério”, em que “ninguém aproveita, nem caravanistas, nem país, nem turismo”.

tags: autocaravanas, estacionamento, governo, pandemia, praias, verão

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal