na cidade

Associação setubalense distribui livros de Marcus Rashford numa ação solidária

A ACNI vai entregar dez exemplares das obras escritas pelo futebolista inglês, numa campanha da Clássica Editora.
O jovem é conhecido pelas ações solidárias.

É normal crescer e ter como ídolos figuras famosas que aparecem na televisão. Dos cantores aos lutadores, há sempre um cantinho especial guardado para os futebolistas. É importante perceber que, por detrás do sucesso, está a dedicação, o trabalho e a motivação, além de diferentes histórias de vida, com percursos distintos.

Marcus Rashford é um jovem futebolista inglês, de 26 anos, que joga no Manchester United. É conhecido em todo o mundo pelas ações de solidariedade que pratica, desde apoiar instituições sociais até visitar e distribuir comida pelos sem abrigo, muitas vezes, em conjunto com a própria mãe. Em novembro de 2021, depois de ter feito várias campanhas para ajudar os mais carenciados, Rashford foi condecorado pelo Príncipe William, com a Ordem do Império Britânico.

Marcus dedicou-se a combater a pobreza infantil no Reino Unido e escreveu obras literárias para apoiar essa causa. “Tu És Um Campeão” e “Tu Consegues — Como Encontrares a Tua Voz e Fazer a Diferença” são destinados a miúdos e jovens, a partir dos nove anos. São livros realistas, positivos e inspiradores, que pretendem motivar os mais novos a não desistirem de sonhar.

Repleto de histórias pessoais, de conselhos de Marcus e ainda de dicas da psicóloga de performance Katie Warriner, estes livros são dinâmicos e podem fazer a diferença na vida de tantos jovens que tentam traçar um percurso de talento, conquistas, superação, integridade e felicidade.

A Clássica Editora publicou os livros do Marcus Rashford, e, em conjunto com o futebolista, têm 100 exemplares, 50 de cada título, para entregar a 20 instituições solidárias. Uma delas é a ACNI – Associação Cultural Novas Ideias. A entrega dos dez livros decorre esta quinta-feira, 7 de março, pelas 10h30, no Jardim Da Bela Vista.

“Nós sentimos um orgulho imenso em fazer parte de um projeto como este, onde podemos promover o gosto pela leitura nos mais novos e com ajuda dos livros do jogador ser capaz de uma mensagem sobre a inclusão e oportunidades. Esta ação contribui para as crianças se sentirem valorizadas e capacitadas para desenvolverem os seus sonhos num ambiente alegre, sociável e inclusivo”, explica a associação à NiS.

A ACNI é uma associação juvenil que existe desde 2016. Iniciou as suas atividades no âmbito da música, projetos de voluntariado e desporto. Depois de dois anos de paragem forçada por causa da pandemia, retomaram a atividade o ano passado, com cada vez mais eventos de cariz cultural, estimulando sempre a participação dos jovens voluntários, a sua aproximação à comunidade local, o seu papel no intercâmbio de saberes e experiências e o seu crescimento enquanto cidadãos (pro)ativos.

O projeto nasceu pelas mãos de Fernando João da Cruz, músico, e João Patronilo, programador, que são amigos de longa data, naturais de Setúbal. Durante a juventude, sentiram a falta de atividades sociais e culturais na cidade e não queriam que esta fosse uma realidade que se perpetuasse no tempo. Depois de terem estado fora durante o programa Erasmus, surgiram algumas “ideias românticas” e uma muito concreta: a criação da Associação Cultural Novas Ideias (ACNI). O objetivo era tornar mais dinâmica a vida da juventude setubalense.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA