na cidade

As praias de Albarquel e da Figueirinha vão ter audioguias este verão

Os novos equipamentos com informações em várias línguas são destinados a pessoas invisuais.
Praia da Figueirinha.

Na próxima época balnear, as praias de Albarquel e da Figueirinha, no Parque Natural da Arrábida, vão ter novos audioguias com informações em português, inglês, francês e castelhano, destinados a pessoas invisuais.

A informação foi divulgada pela Câmara Municipal de Setúbal, que avançou que os novos recursos tecnológicos já foram entregues e serão instalados nas duas zonas balneares em meados de maio. 

“Destinam-se a pessoas cegas mas podem ser utilizados por todos. A posição em que vão estar permite a utilização por parte de uma criança ou de uma pessoa em cadeira de rodas”, sublinhou Paulo Gomes, da empresa Blueline, que forneceu os dois equipamentos.

Os aparelhos, totalmente autónomos, dispõem de painel solar e são complementados com painéis informativos e informações em braille. Setúbal torna-se assim no primeiro concelho do País a disponibilizar este equipamento em praias.

Os novos audioguias vão ser instalados em maio.

Os audioguias complementam um conjunto de obras realizadas naquelas praias. A concretização deste investimento superior a 400 mil euros, que englobou também a requalificação do Miradouro de Albarquel, resultou de candidaturas apresentadas pela autarquia a financiamento através do Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível, dinamizado pelo Turismo de Portugal.

Praia de Albarquel eleita praia mais acessível em 2020

Na sequência das obras de requalificação da praia de Albarquel com o objetivo de torná-la mais acessível, o areal setubalense recebeu o primeiro prémio do concurso “Praia Mais Acessível – Praia para todos 2020”. 

O galardão foi atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal. Das 25 candidaturas admitidas no plano nacional, o primeiro lugar foi atribuído a Setúbal e o segundo à praia da Nazaré.

Desde o ano passado que a zona balnear tem novos passadiços, um tapete e uma pérgula acessíveis, um novo edifício de apoio balnear, bebedouros, chuveiros, lava-pés, bancos de apoio, papeleiras e um novo painel informativo.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA