na cidade

As free walking tours chegaram a Setúbal

Durante o verão há visitas guiadas por vários pontos da cidade. Não precisa de se inscrever.
O ponto de partida é na Praça do Bocage, às 10h30.

Se gosta de explorar a cidade, conhecer os lugares e bairros tipicamente setubalenses, a história, cultura e arquitetura da zona, temos a solução perfeita para si. Há um novo projeto em Setúbal, baseado no conceito de free walking tours. A lógica é simples: são passeios turísticos a pé, que passam por vários pontos de referência da cidade. O sistema tem as gorjetas como base, ou seja, no final, pode deixar o seu donativo pelo passeio, mas não é obrigatório.

O ponto de partida é na Praça do Bocage, todos os dias com exceção de segunda-feira, sempre às 10h30. Algumas das propostas de percursos são a Baixa (Largo da Misericórdia), Miradouro de São Sebastião, Luísa Todi, bairros de Troino e Fonte Nova, frente ribeirinha, com a possibilidade de acompanhamento dos participantes durante as degustações gastronómicas e vínicas.  

Um pormenor importante é que não é preciso inscrição prévia, basta aparecer no local à hora dos passeios. Se quiser saber mais informações, também pode contactar diretamente os responsáveis pelo WhatsApp, através dos números 917 020 827 ou 912 059 980.

A ideia, inovadora e única em Setúbal, partiu de Mónica Canha, 34 anos e Fábio Rocha, 28. Apaixonados pela cultura dos países, já estiveram em todos os continentes do mundo. Mónica é formada em línguas e relações internacionais e já foi guia turística nas caves do vinho do Porto. Fala inglês e espanhol e também dá apoio escolar.

“Acho muito importante, que as pessoas sejam bem acolhidas na cidade que visitam e consigamos partilhar experiências para enriquecer a viagem de cada um”, conta à New in Setúbal, Mónica. Viveu nos EUA, Inglaterra e Espanha e viajou por África, Índia e América Latina, entre outros.

Fábio e Mónica são os responsáveis pelo projeto e já passaram por todos os continentes do mundo.

Fábio é engenheiro alimentar e traveller winemaker (enólogo viajante). Filho da terra, depois de recolher conhecimentos baseados na observação das pessoas em países como Austrália, Nova Zelândia, Chile ou Tailândia, percebeu que é em Setúbal que quer estar.

“O nosso objetivo é proporcionar bons momentos e fazer com que os turistas se sintam em casa como um local”, explica Fábio. Os passeios são em quatro línguas: português, espanhol, inglês e italiano. Os percursos duram cerca de duas horas e não são fechados. Podem ser personalizados, de acordo com o interesse dos turistas, com tours mais específicos, por exemplo por igrejas da cidade.

tags: donativos, free walking tours, novidade nis, passeios turísticos, percursos, Praça do Bocage

localização, contactos e horários

morada
  • Free Walking Tours [ver mapa]
    Praça do Bocage,
    2900-277 Setúbal
horários
  • Terça a domingo
  • Das: 10:30
  • Às: 13:00