na cidade

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde regressam a Azeitão este mês

As celebrações realizam-se num recinto junto à igreja de S. Simão, em Vila Fresca de Azeitão, de 8 a 11 de setembro.
Vão decorrer cavalhadas à antiga portuguesa.

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde já têm data marcada. Este ano, as festividades começam no dia 8 de setembro, quinta-feira, e terminam no dia 11 de setembro, domingo, num recinto junto da Igreja de S. Simão, em Vila Fresca de Azeitão. O hastear das bandeiras está apontado para as 21 horas. 

De seguida, às 21h15, pode assistir à celebração da missa Natividade da Nossa Senhora. Esta que dá início a um tríduo religioso, o qual se repete com a oração do terço nos dias 9 e 10, às 21 horas.

A noite prossegue e às 22 horas é altura de apelar ao ritmo com a música da Solidó Big Band, de Vendas de Azeitão. A noite termina com um espetáculo de fados, a partir das 22h30, com atuações de Alfredo Santos, Carla Lança, Carlos Zacarias e Joana Lança, acompanhados à guitarra portuguesa por José Manuel Duarte e à viola por Albano Almeida.

No dia seguinte, a animação musical está a cargo da OCTA — Orquestra Típica e Cantares Azeitão, a partir das 22 horas. Por fim, há baile dinamizado por Manuel Marques.

No sábado, 10, o ponto alto, com início às 16 horas, são as cavalhadas à antiga portuguesa. Uma prova equestre com origem no século XVIII em que os cavaleiros se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura. Às 22 horas há baile com Abel Geada Trio. A animação continua noite dentro, a partir da meia-noite com o DJ Patronilho.

No último dia dos festejos, 11, é celebrada uma missa seguida de procissão solene em honra de Nossa Senhora da Saúde, a partir das 16 horas, que percorre as ruas de Vila Fresca de Azeitão acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Providência. Ainda com a mesma banda, há concerto às 21h30. A atuação de Jorge Nice é a partir das 22h30 e encerra os quatro dias do certame realizado desde 1723.

Nestas festividades, pode ainda contar com stands de artesanato e tasquinhas gastronómicas. A celebração é organizada pela Sociedade Filarmónica Providência e pela Paróquia de S. Simão, com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal, da Junta de Freguesia de Azeitão e da Secil. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA