na cidade

Artistas de Setúbal recriam versão da música “Rio Azul”

O vídeo já está disponível no YouTube e junta 11 músicos da região.
O vídeo foi lançado a 1 de junho.

“Onde é que existe um rio azul igual ao meu/Que em certos dias tem a mesma cor do céu/
Minha cidade é um presépio, é um jardim/Queria guardá-la inteirinha só para mim” é o refrão do tema “Rio Azul”, de Mário Regalado e Laureano Rocha, que rapidamente se tornou num hino à cidade do Sado há mais de 50 anos.

Ao longo do tempo, vários grupos e artistas foram reinterpretando a música, mantendo-a viva na memória coletiva dos setubalenses. Para assinalar a fase de desconfinamento social alguns artistas da região decidiram criar uma nova versão de “Rio Azul”. 

O projeto Blue River 265 surgiu no final de abril durante o período de quarentena para conter a propagação do novo coronavírus. “A escolha de gravar uma interpretação do tema ‘Rio Azul’ foi natural, já que esta música se constitui como um verdadeiro hino a Setúbal e às suas gentes. Sendo este um tema sobre a cidade, nada como ser interpretado por pessoas da região”, começa por contar à New in Setúbal, André Sanguinetti, responsável pela edição audiovisual do videoclip.

O vídeo já está disponível no YouTube e envolveu a participação de 11 músicos de Setúbal profissionais e amadores, que gravaram as suas interpretações sem qualquer contacto presencial. O tema conta com as vozes de Inês Duarte (fadista), Ana Sena (Os Alcorrazes) e Dora Neto (Coro Setúbal Voz), David Moisés, membro da banda do Toy (teclado), Fred Noite da ESTuna (contrabaixo), Rui Reis de Os Alcorrazes (percussão/guitalele), Nuno Ferreira de Os Alcorrazes (guitarra e flautas), Sílvio Caeiro e André Sanguinetti da ESTuna (bandolins), Ricardo Tavares da ESTuna (guitarra portuguesa) e Ana Maia da TAFUÉ (violino). 

“O feedback sobre a nossa interpretação tem sido muito positivo. Pessoalmente, foi um privilégio poder ‘partilhar o palco’ com todos estes artistas, ainda mais para interpretar esta obra em homenagem à nossa cidade do Rio Azul”, explica André Sanguinetti. 

Veja agora a nova versão do tema “Rio Azul” interpretado pelo projeto Blue River 265. 

tags: "Rio Azul", Blue River 265, Mário Regalado, Música, quarentena, setúbal, vídeo

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal