na cidade

Artista Smile pintou um novo mural inspirado nos animais da Arrábida

A obra de arte urbana em Vila Nogueira de Azeitão pretende alertar para as ameaças à biodiversidade.
Está muito bonito.

Há um novo mural de arte urbana no concelho de Setúbal, da autoria do artista Ivo Santos, mais conhecido por Smile. O novo trabalho, com o tema “A fauna e a flora da Arrábida” está em Vila Nogueira de Azeitão e, como sempre, as imagens têm feito sucesso nas redes sociais.

O convite foi feito pela Junta de Freguesia de Azeitão à Acuparte Associação Cultural. Smile, presidente da Associação, foi o artista que desenvolveu o projeto, que contou com a colaboração da assistente Margarida Berthelot.

Mais uma vez, a grande inspiração foram os elementos da fauna e flora da serra da Arrábida. O andorinhão real, a geneta, o rabirruivo-preto, o bico-grossudo e a raposa são alguns dos animais representados no mural com cerca de 200 metros quadrados.

“Os traços a verde que percorrem o mural de forma aleatória representam os caminhos que os animais fazem ao longo da sua vida. No mural também decidi representar pedaços de fotografias rasgadas com pormenores dos animais para passar a mensagem de que, se o homem não fizer nada para preservar a natureza, podermos vir a perder as espécies em vias de extinção, sendo que depois só conseguiremos visualizá-las em imagens. No fundo, em todos os meus trabalhos, procuro fazer um alerta para as ameaças à biodiversidade”, explica o artista de arte urbana à New in Setúbal.

Ivo Santos: o artista de Odivelas que se apaixonou por Setúbal

Smile, de 35 anos, começou por pintar quando era miúdo por influência da mãe e, mais tarde, dos primos. “Na altura era só desenho, porque não se falava muito em graffiti”, diz à NiS o artista. Por isso, decidiu escolher a opção de Artes no ensino secundário, mas confessa que aprendeu muito do que sabe como autodidata.

Ivo Santos pintou pela primeira vez em Setúbal, em 2012, o mural do “México” junto à frente ribeirinha da cidade, onde representou um burro. Foi nessa altura que o artista conheceu a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que o convidou para pintar algumas caixas de eletricidade.

Smile já desenvolveu dezenas de outros trabalhos na cidade, como por exemplo nos túneis de acesso às praias da Arrábida, Casa do Largo – Pousada da Juventude, Bela Vista, EcoParque do Outão, Parque de Vanicelos e, mais recentemente, na entrada da Estrada Nacional 10.

Smile já viajou por vários países da Europa e do mundo e tem trabalhos expostos em Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Brasil. Embora faça graffitis, o artista “não considera que os seus murais sejam graffitis, mas obras de arte urbana, com a parte figurativa e características do fotorrealismo”. O nome artístico Smile é inspirado num autocolante de um boneco em graffiti, que Ivo Santos viu numa edição da revista juvenil Super Pop. 

A seguir carregue na galeria para ficar a conhecer outras obras do artista Smile. 

 

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA