na cidade

Arrábida SwimRun: esta prova é só para os mais fortes

Está de volta a Setúbal a competição mais dura de Portugal. Acontece dia 16 de setembro, ao longo dos trilhos da serra e nas águas do Sado.

Primeiro corre e depois vai para a água nadar. E depois corre mais um bocado e volta a nadar. Só para quando a prova terminar. A Arrábida SwimRun vai voltar a Setúbal e já tem inscrições abertas. A competição, que é uma espécie de triatlo, mas mais difícil, e que combina corrida de montanha e natação em águas abertas realiza-se no dia 16 de setembro. O tiro de partida será às 8 horas, no Parque Urbano de Albarquel.

Esta modalidade, que nasceu na Suécia há mais de dez anos, surgiu depois de uma aposta feita por dois amigos, e que ao longo dos anos tem ganho cada vez mais adeptos por todo o mundo. Depois de um longo período de ausência, o SwimRun volta para cumprir a penúltima etapa do circuito nacional, que se vai desenvolver nos desafiantes trilhos da Serra da Arrábida, onde a organização estreou a prática da modalidade, em 2017.

Ao longo da etapa são disponibilizados dois formatos de distância (standard e sprint) ideais para todos os que queiram experimentar o desporto em níveis diferentes. Em dupla ou individualmente, o objetivo é que os participantes percorram as várias encostas da Serra da Arrábida e mergulhem nas águas límpidas do Rio Sado.

Quem participa tem de tomar algumas participações. Para começar, todos os swimrunners são obrigados a nadar de sapatilhas calçadas. Além disso, devem usar fato neoprene (térmico) para aguentar as temperaturas da água, obrigatório abaixo dos 14 graus, calçado adequado aos percursos, óculos de natação, palas, pull-bouy e reforço de alimentos e água.

Os participantes percorrem um percurso ao ar livre, que envolve várias transições entre a natação em águas abertas (mar, rio e lago), e a corrida é feita em trilhos. Uma das particularidades é que não é necessário mudar o equipamento ao longo da prova, tal como no aquatlo ou triatlo.

Publicado por Swimrun Portugal em Domingo, 22 de Julho de 2018

O sprint (10 km), considerado a distância mais curta é para os iniciantes na modalidade. Já a distância standard (17 km) é indicada para atletas mais experientes e pode ser realizada em dupla (formato original da modalidade).

As inscrições estão abertas até 6 de setembro, quinta-feira, para todos os que queiram testar os seus limites. Pode inscrever-se no site e consultar mais informações no site oficial do SwimRun Portugal.

tags: Arrábida SwimRun, corrida, natação, Serra da Arrábida

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal