na cidade

Amantes de vinho, preparem-se: vem aí um concurso com degustações

A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal recebe o Concurso Nacional Cidades de Vinho entre os dias 5 a 8 de maio.
Ainda se pode inscrever.

Seja às refeições a acompanhar um belo prato ou ao final da tarde para descontrair, um copo de vinho é sempre uma boa ideia. Existem muitos admiradores deste produto na região de Setúbal, sendo bastante consumido e apreciado na cidade. Por isso, só faria sentido o Concurso Nacional Cidades do Vinho decorrer no nosso concelho. E é precisamento isso que vai acontecer de 5 a 8 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Em competição vão estar mais de 300 vinhos nacionais, que serão provados por um júri de 35 especialistas, presidido por António Ventura, enólogo com 40 anos de experiência. Por sua vez, para o grande público estão disponíveis provas técnicas para a degustação de alguns dos vinhos a concurso e uma mostra dos melhores produtos da região.

Para participar tem de se inscrever previamente através do email gpe@nullmun-setubal.pt, uma vez que cada sessão só poderá ter 20 pessoas. A inscrição é gratuita, apenas será necessário comprar um copo antes da prova com um preço simbólico de 2€.

No dia 6 de maio, sexta feira, há uma sessão às 16 horas, intitulada “Ser Júri por Um Dia” e às 17 horas, uma prova comentada dos Vinhos do Dia — brancos e rosés. Já no dia 7 de maio, sábado, às 11h30 irá decorrer um workshop de iniciação à prova de vinhos e às 16 horas volta a decorrer a prova “Ser Júri por Um Dia”. Às 17 horas é a vez da prova do vinho do dia que se destina aos amantes do tinto.

No último dia do concurso o programa é idêntico, à exceção da prova “Ser Júri por Um Dia”, que decorre às 15 horas e a prova comentada dos vinhos do dia em que serão degustados os fortificados e os espumantes.

Além disso, nos dias 7 e 8 de maio, sábado e domingo, haverá uma mostra dos melhores produtos da região de Setúbal, nomeadamente produtores de vinho, licores e gin, queijarias, mel e doces, azeites e ostras. A iniciativa decorre das 14 horas às 20 horas.

A entrada é livre. No recinto do evento poderá ainda ver várias esculturas do artista Pedro Marques, numa homenagem ao tema do concurso — o vinho.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA