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Alegro Setúbal é o primeiro centro comercial do País com a “Hora Silenciosa”

A APPDA de Setúbal apoiou a implementação de medidas. Durante 60 minutos, o barulho e outros estímulos são reduzidos.
Iniciativa começa a 28 de janeiro.

O Alegro Setúbal é pioneiro em Portugal na implementação do projeto “Hora Silenciosa”, de inclusão de pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA). A iniciativa começa dia 28 de janeiro e realiza-se no último domingo de cada mês, com atividades entre as 10 e as 11 horas.

O principal objetivo é “promover a inclusão social e contribuir para uma maior consciencialização da população sobre esta condição, enquanto proporciona um ambiente inclusivo a todos e permite uma maior integração das pessoas com PEA na vida quotidiana”, explica o Alegro Setúbal, gerido pela Nhood Portugal. A “Hora Silenciosa” pretende ainda criar uma maior proximidade com a comunidade, já que existiu a “necessidade de criar um ambiente mais acolhedor para pessoas com PEA e as suas famílias”.

Com ajuda da APPDA de Setúbal, o Alegro “promoveu, numa primeira fase, uma série de iniciativas para a sensibilização de colaboradores, através de um guia de boas práticas e informações sobre o assunto, de forma que, nesta fase de arranque, todos estejam capacitados a proporcionar uma abordagem acolhedora”. Para tornar a visita mais inclusiva, o centro comercial irá disponibilizar uma sala de acolhimento, próxima do parque infantil piso 1 e ceder lugares de estacionamento exclusivos para pessoas com PEA, localizados no parque P2.

“O autismo é uma condição complexa que afeta indivíduos de diversas maneiras, sendo especialmente sensíveis a estímulos sensoriais. Em Portugal existem cerca de 60 mil pessoas, que sofrem com a perturbação do espectro do autismo e a experiência em espaços públicos, como centros comerciais, pode ser muito desafiante. Numa sociedade onde existem ainda muitos obstáculos, estamos muito satisfeitos com a implementação deste projeto conjunto, que vai facilitar não só o conforto e acesso de muitas famílias, bem como funcionar como pilar pedagógico para esta realidade” refere Carmen Cristino, vice-presidente da APPDA-Setúbal.

“A implementação da ‘Hora Silenciosa’ no Alegro Setúbal reforça o nosso compromisso em acolher a diversidade, criando um impacto positivo na nossa comunidade. Os centros comerciais são cada vez mais espaços de uso misto para compras, serviços e lazer e queremos, com esta iniciativa, alargar a nossa missão social e democratizar o acesso a todos. Acreditamos que ao trabalharmos juntos para criar ambientes mais inclusivos, estamos a eliminar barreiras e a promover uma sociedade onde todos têm a oportunidade de participar plenamente, independentemente das suas características individuais”, refere Miguel Lopes, gerente de território do Alegro Setúbal.

Esta iniciativa “reafirma a missão e estratégia de ESG da Nhood Portugal”, gestora dos ativos Alegro, em conjunto com outras “práticas sustentáveis e socialmente responsáveis” existentes, como o Color ADD, um sistema de identificação de cores para daltónicos no parqueamento do Alegro Setúbal, e o projeto COMERCI-ALL — Atender a Todos, uma ferramenta de formação gratuita disponibilizada aos lojistas de todos os centros Alegro para capacitar os estabelecimentos comerciais a melhor atender pessoas com deficiência ou necessidades.

Medidas implementadas na “Hora Silenciosa”

— Desligar a música e os ecrãs.

— Reduzir a iluminação.

— Parar a circulação de carrinhos de recolha de lixo, carrinhos de descarga das lojas.

— Parar as escadas rolantes de acesso ao piso 2.

— Distribuir tampões auriculares descartáveis, junto ao balcão de informações, no piso 1.

— Entregar um guião informativo aos visitantes para um melhor acolhimento.

— Incentivar os colaboradores a utilizar os telemóveis em modo silencioso.

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