na cidade

Albarquel e Figueirinha vão ter serviço de apoio a banhistas com mobilidade reduzida

O projeto "Praia para Todos" arranca no dia 1 de julho, quarta-feira.
Praia da Figueirinha.

Este ano, as praias da Figueirinha e de Albarquel vão ficar mais acessíveis a banhistas com mobilidade reduzida e invisuais. A Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, criou o projeto de turismo acessível “Praia para Todos”.

O serviço de apoio aos utentes vai ficar disponível a partir do dia 1 de julho, quarta-feira e vai até 31 de agosto, segunda-feira. O projeto será desenvolvido por alunos com formação nas áreas de fisioterapia, enfermagem, terapia da fala, desporto, animação e intervenção sociocultural, entre as 9 e as 14 horas. 

A dinamização do projeto de turismo acessível “Praia para Todos” complementa um conjunto de ações de requalificação realizadas pela autarquia naquelas praias. No areal da Praia da Figueirinha foram criados novos percursos pedonais em madeira e um tapete acessível, com uma cadeira anfíbia num percurso de 25 metros até à água.

Esta zona balnear vai ter uma pérgula acessível com uma área de sombra e descanso para pessoas com mobilidade reduzida, bancos de apoio e papeleiras. A Praia de Albarquel vai contar com passadiços, um tapete e uma pérgula acessíveis, um novo edifício de apoio balnear, bebedouros, chuveiros, lava-pés, bancos de apoio, papeleiras e um novo painel informativo. 

O objetivo é facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Foto: CMS.

O investimento do município, superior a 400 mil euros, inclui também a requalificação do Miradouro de Albarquel, financiada pelo Programa Valorizar – Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal.

tags: "Praia para Todos", Albarquel, Câmara Municipal de Setúbal, Figueirinha, mobilidade reduzida, setúbal

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal