na cidade

Adeus, verão: chuva e vento estão de volta a Setúbal

Por causa do agravamento do estado do tempo, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros recomenda cuidados especiais.
É melhor ter o guarda-chuva por perto.

Que as nuvens estão de volta ao concelho de Setúbal já não é novidade. Além destas, esta semana de setembro pode contar com alguma chuva na maior parte dos dias. No mês em que dizemos adeus ao verão, as nuvens continuam a não dar tréguas e agora com um acréscimo. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta semana, as temperaturas vão variar entre os 23 e os 27 graus, sempre com a presença regular de nuvens e precipitação.

Esta segunda-feira, 12 de setembro, as temperaturas mínimas vão rondar os 18 graus e as máximas os 23. Para este dia, estão ainda previstos aguaceiros fortes. Na terça-feira, 13 de setembro, os termómetros já chegam aos 24 graus, sendo que as mínimas se mantêm nos 18 graus. Na quarta-feira, 14 de setembro, o cenário não será muito diferente dos dias anteriores, as temperaturas máximas voltam a descer para os 23 graus e a temperatura mínima para os 17 graus.

Na quinta-feira, 15 de setembro, Dia do Bocage e da Cidade, apenas desce a temperatura mínima para os 16 graus. No dia seguinte, sexta-feira, há uma diminuição das temperaturas mínimas, ficando nos 15 graus. Já nas máximas sobe para os 25 graus.

Sábado e domingo serão os dias com as temperaturas mais altas, chegando aos 27 graus sendo que as mínimas estão nos 16 e 17 graus, respetivamente. No que toca ao índice de radiação ultravioleta entre esta segunda-feira, dia 12 de setembro e quarta-feira, dia 14 de setembro, estará entre os graus 2 e 4 considerados baixo e moderado.

A previsão de condições meteorológicas adversas para os próximos dias levou o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros a recomendar a adoção de cuidados especiais. Estão previstas rajadas de vento forte. Este quadro meteorológico, que tem ainda evolução incerta resulta da aproximação da tempestade tropical Danielle, ao território continental. Este é um dado confirmado pelo IPMA, que informa ainda que é de probabilidade elevada o sistema chegar como ciclone extratropical à Península Ibérica.

As rajadas de vento forte durante esta segunda-feira, 12 de setembro, estão com velocidade a oscilar entre os 40 e os 60 quilómetros por hora, esperando-se assim precipitação abundante até terça-feira, 13 setembro. Perante este cenário, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal reforça a necessidade de adoção de medidas de autoproteção. A verificação do estado em que se encontram os telhados, caleiras e algerozes de moradias ou prédios é um desses exemplos.

Outro dos aspetos em que a população é também aconselhada a fazer um trabalho de verificação relaciona-se com o funcionamento de sistemas de escoamento das águas pluviais, garantindo que os mesmos se encontram desobstruídos. Remover inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas é outro dos conselhos por parte do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal.

A adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias e o não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, constituem outras das medidas de autoproteção.

Com o tempo mais chuvoso começa a apetecer beber opções mais quentes. Carregue na galeria para descobrir algumas receitas de chás que pode provar nestes dias.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA