O espaço “Ask Me Arrábida”, inaugurado em 2015, está instalado na Baixa de Setúbal. Esta foi a sede da extinta Região de Turismo da Costa Azul, na Travessa Frei Gaspar, e ali encontra informações sobre turismo de natureza, gastronomia e enoturismo dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra em torno da centralidade da Arrábida. Para dar a conhecer melhor todas as ofertas e a história do local, a União das Freguesias de Setúbal organizou uma visita guiada.
É já esta sexta-feira, 24 de novembro, pelas 10 horas, que se realiza a iniciativa no “edifício requalificado que reúne, para além da zona de divulgação de produtos regionais e de um conjunto de ruínas romanas descobertas no local, uma exposição sobre a região e um auditório”, explica a União das Freguesias de Setúbal. Esta atividade é de entrada gratuita, mediante inscrição, que pode ser feita presencialmente, num dos três polos do centro comunitário, ou através do número 935 766 881. Pode ainda enviar email para centro.comunitário@nulluf-setubal.pt.
Este espaço, gerido pela Entidade de Turismo da Região de Lisboa, “resulta da requalificação e modernização de um edifício da década de 80 que integra, no interior, um conjunto de cetárias romanas — fábrica de preparados de peixe, do último quartel do século I d.C. — visíveis através de um piso de vidro”, diz o município de Setúbal.
Além de fornecer conteúdos informativos, o espaço vende produtos regionais, como doçaria, azeite, vinhos e conservas, a par de um conjunto de outros artigos turísticos relacionados com a região, como vestuário e acessórios de moda, artesanato e peluches. O edifício foi reabilitado num investimento na ordem dos 500 mil euros, sendo o projeto da autoria do arquiteto Silva Dias.
Já que estamos a falar de um espaço com muita história e tradição, percorra a galeria para conhecer as principais salas do Convento de Jesus, outro local icónico da cidade.