na cidade

A recolha de resíduos verdes já está disponível em todas as freguesias do concelho

O projeto Setúbal Composto Tem + Valor começou em Azeitão e chega agora aos bairros da cidade.
Tudo por uma cidade mais verde.

Diariamente acumulamos centenas de resíduos orgânicos que resultam, por exemplo, dos restos de comida. O que acontece depois é que misturamos tudo no nosso caixote de lixo e não fazemos a separação e triagem dos produtos. 

Para evitar essas situações, a Câmara Municipal de Setúbal criou um novo circuito de recolha seletiva dos resíduos orgânicos e verdes porta a porta. Além das sobras de alimentos, pode entregar produtos frescos não embalados (legumes, frutas, carnes e peixe), pão e bolos, borras de café, saquetas de chá, toalhas, guardanapos de papel, entre outros. 

O projeto Setúbal Composto Tem + Valor arrancou em janeiro na freguesia de Azeitão. Segundo a autarquia, o serviço de recolha de resíduos verde já está disponível em todas as freguesias do concelho.

A cobertura do território destina-se a reforçar o projeto “Setúbal Composto Tem + Valor”, que antecipa a obrigatoriedade de Portugal assegurar, a partir de 2024, a separação e reciclagem na origem ou na recolha seletiva deste tipo de lixo.

Na freguesia de Azeitão, onde está a decorrer atualmente a recolha porta a porta de resíduos orgânicos, os munícipes envolvidos no projeto devem colocar os verdes diretamente no contentor de orgânicos.

A população residente em Azeitão pode, igualmente, colocar os verdes em até três sacos com capacidade de 100 litros e deixá-los junto do contentor de resíduos orgânicos, instalados na via pública, nos dias e horas de recolha.

Caso se tratem de grandes quantidades de resíduos, os munícipes devem entregá-los, gratuitamente, no Centro de Recolha de Resíduos do Choilo, em Brejos de Azeitão, ou pedir a recolha junto da Junta de Freguesia de Azeitão.

Nos territórios da União das Freguesias de Setúbal e das freguesias de São Sebastião, de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e do Sado, a autarquia recolhe, gratuitamente, mediante solicitação, os resíduos verdes que apresentem quantidades até 1 metro cúbico.

Os interessados em aderir a este serviço devem contactar a Câmara Municipal de Setúbal pela Linha do Ambiente 265 220 230. O conceito de verdes inclui, para efeitos de recolha no âmbito deste projeto, relva, troncos, ramos, aparas e folhagem. Para saber mais informações e tirar todas as dúvidas, pode consultar o site do projeto.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA