na cidade

A Mostra de Tradições Marítimas está de volta com atividades para toda a família

O programa inclui oficinas educativas, gastronomia, animação cultural e iniciação às práticas náuticas.
Decorre no Parque Urbano de Albarquel.

Setúbal é famosa pelo peixe fresco, que ganha ainda mais sabor quando conhecemos a trajetória daqueles que o capturam. Tendo esse aspeto em conta, vem aí mais uma edição da Mostra das Tradições Marítimas, que decorrerá de 31 de maio — Dia do Pescador — a 16 de junho no Parque Urbano de Albarquel (PUA). Este evento anual é uma celebração do património natural e cultural marítimo, destacando a importância da pesca e da economia do mar.

Com a organização da União de Freguesias de Setúbal, apoio do município, em parceria com a Junta de Freguesia de São Sebastião e a Junta de Freguesia do Sado, ao longo de três semanas, os visitantes podem explorar oficinas educativas, gastronomia, animação cultural e corrida de botes a remos. A mostra também inclui demonstrações de atividades náuticas, caso queira iniciar-se nas práticas marítimas​.

Este domingo, 2 de junho, será especialmente dedicado às famílias, com uma agenda planeada para entreter tanto os miúdos como os adultos. As atividades começam às 10 horas no PUA e incluem jogos e brincadeiras à beira-rio, promovendo a interação e o reforço de laços num ambiente natural e educativo. Durante o almoço, será servido frango guisado com batatas e cenoura.

Para participar nesta iniciativa, é necessário fazer uma inscrição prévia, que pode ser realizada através do email centro.comunitario@nulluf-setubal.pt, pelo número 935 766 881 ou preenchendo o formulário online. O objetivo é aumentar a consciência sobre a importância do mar e da pesca para a comunidade de Setúbal, promovendo a preservação das tradições marítimas e a sustentabilidade ambiental​.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA