na cidade

A histórica Casa das Quatro Cabeças reabriu como alojamento local

A unidade, no coração do bairro de Troino, foi inaugurada 28 de abril e serve de extensão da Casa do Largo.
Tem cinco apartamentos inspirados nas praias de Setúbal.

Depois de vários anos ao abandono, a Casa das Quatro Cabeças no bairro de Troino, em Setúbal, reabriu esta quarta-feira, 28 de abril, como uma unidade de alojamento local. O edifício histórico, reabilitado pela Câmara Municipal de Setúbal, vai servir de extensão da Casa do Largo – Pousada da Juventude.

O projeto de reabilitação do edifício, com mais de 500 anos, incluiu o restauro e conservação da fachada do imóvel de interesse municipal desde 1977. Antes da reabilitação, que representou um investimento global no valor de cerca de 370 mil euros, uma equipa de arqueologia da autarquia realizou trabalhos de estudo e investigação no interior e exterior do imóvel de três pisos.

Apesar de ser uma extensão da Pousada da Juventude de Setúbal, a Casa das Quatro Cabeças está aberta a qualquer turista, que queira conhecer a cidade seja em trabalho ou lazer. O alojamento local conta com cinco apartamentos inspirados nas praias setubalenses.

No rés-do-chão fica o Figueirinha e Galapos; no primeiro andar, o Portinho da Arrábida e Alpertuche; e no segundo está Galapinhos. As cores em destaque são o verde da serra e o azul do rio Sado.

Com acesso a partir da porta número 44 da Rua Fran Paxeco (antiga Rua Direita de Troino), conta com três estúdios, com capacidade para três hóspedes, aos quais se juntam um quarto, para cinco hóspedes, no máximo de três adultos, e um duplex, para seis hóspedes e um máximo de quatro adultos.

Independentemente do alojamento escolhido, os hóspedes são convidados a ficar em regime de self-stay, ou seja, não há receção e a limpeza é feita pelos próprios ou, no final da estadia, pela equipa da autarquia. Todos os apartamentos têm casas de banho privativas e cozinhas equipadas com forno, placa, micro-ondas, frigorífico combinado, máquinas de lavar roupa e louça, torradeira e chaleira.

O preço por noite varia entre os 60€ e os 130€, consoante a época do ano. A receção funciona na Casa do Largo – Pousada da Juventude, no Largo José Afonso. Para fazer a reserva da estadia, pode ligar para o número de telefone 265 421 080 ou enviar um email para casaquatrocabecas@nullmun-setubal.pt. Se preferir, também pode reservar a estadia nas plataformas do Booking e Expedia.

A Casa das Quatro Cabeças é um dos edifícios mais enigmáticos de Setúbal. Apesar de não haver um consenso entre os historiadores, pensa-se que as quatro cabeças esculpidas na fachada e que dão nome ao imóvel se referem a uma tentativa de regicídio frustrada contra o rei D. João II por três conspiradores no dia da procissão do Corpo de Deus, a 22 de agosto de 1484. 

Segundo a lenda mais popular, alguns dos homens que seguravam as varas do pálio que cobria o monarca, deixaram-nas cair, com o objetivo de deixar D. João II desprotegido e, por essa razão, mais exposto a ser alvejado. 

Porém, quando D. João II se encontrava na igreja do Convento de S. Francisco, perto do bairro do Viso, recebeu uma denúncia de Diogo Tinoco, que se disfarçou de frade, para avisá-lo do atentado. Por isso, durante a procissão, ao primeiro sinal de ataque, D. João II protegeu-se, frustrando a tentativa dos seus conspiradores.

A seguir, carregue na galeria para conhecer melhor o alojamento da Casa das Quatro Cabeças.

 

FICHA TÉCNICA

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA