Os músicos setubalenses A garota não e Sérgio Miendes, Rui David, Tio Rex e Celina da Piedade vão estar presentes na vigília pela defesa do Serviço Nacional de Saúde. A concentração está marcada para esta sexta-feira, 17 de novembro, entre as 19 horas e a meia-noite, junto ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal.
A iniciativa, que pretende “melhores condições de acesso aos cuidados de saúde pelas populações dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra”, explica o Município de Setúbal, contará com intervenções de autarcas, médicos, enfermeiros e representantes de ordens profissionais e sindicais.
A exigência é que os serviços do hospital e centros de saúde passem a funcionar “a 100 por cento”. A partir das 20h30, estará disponível para os participantes sopa caramela e vão ser proporcionados momentos musicais pelos artistas presentes.
A vigília foi impulsionada pelos presidentes das Câmaras Municipais de Setúbal, André Martins, de Palmela, Álvaro Amaro, e de Sesimbra, Francisco Jesus, através do Fórum Intermunicipal de Saúde, para “exigir à administração central a resolução dos problemas, que afetam as condições atuais de acesso aos cuidados de saúde”. A falta de médicos e os utentes sem médico de família, bem como a demora nos atendimentos, são algumas das falhas apontadas, que tenderão a agravar-se.
O Fórum Intermunicipal da Saúde, criado há dois anos pelos três municípios da Arrábida, “é um movimento destinado a debater as questões na esfera da saúde e exigir respostas para problemas que afetam este setor, com destaque para o Centro Hospitalar de Setúbal”.