na cidade

A cidade está cheia de jacarandás em flor (e são lindos)

As famosas árvores de cores vivas e cheiro esquisito já invadiram as ruas de Setúbal. O cenário perfeito para o Instagram.
Avenida 5 de Outubro.

Todos os anos, o cenário repete-se nas ruas da cidade. Os jacarandás, as famosas árvores de flores roxas e em forma de campânula, começam a florescer a partir de abril e anunciam a chegada da primavera. É indiscutível que são lindos e instagramáveis, mas há quem os deteste por causa do mau cheiro e do melaço que teima em colar-se às solas dos nossos sapatos. 

A verdade é que eles já estão em vários pontos da cidade e dão fotografias incríveis para partilhar nas redes sociais — mesmo sem precisar de pôr um filtro. A Avenida 5 de Outubro, a Avenida Luísa Todi, o bairro do Montalvão, a Praça do Bocage junto ao Palácio Salema, a Avenida António Rodrigues Manito, a Avenida Mestre Lima de Freitas e a Avenida da Europa são algumas das zonas onde já pode fotografar as árvores.

Desde o início da primavera que as imagens dos jacarandás estão nas redes sociais. Por exemplo, no grupo de Facebook Coisas de Setúbal várias pessoas têm partilhado fotografias das árvores na cidade. A espécie “Jacaranda mimosifolia” é originária do Brasil e o seu nome vem da língua indígena tupí-guarani.

O responsável pela entrada da espécie em Portugal no início do século XIX foi Félix de Avelar Brotero, diretor do Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, que se apaixonou pela sua beleza e características diferentes do que existia na época. Quando chegaram, os botânicos tiveram muitas dúvidas de que os jacarandás se adaptassem ao clima da cidade, mas a verdade é que se adaptaram. 

A Avenida Luísa Todi também já tem vários jacarandás em flor.

Quando as folhas caem deixam um manto roxo no chão, que passou a ser conhecido por Purple Rain, como a mítica música de Prince. Em Portugal, as árvores só sobrevivem em zonas a sul de Lisboa, uma vez que não aguentam o clima frio.

Provavelmente, o que muitos não sabem é que os jacarandás podem ser atacados por piolhos na primavera. Se estes ataques acontecerem em árvores muito jovens podem enfraquecê-las, sendo que esses exemplares demoram algum tempo a recuperarem.

tags: árvores, Avenida 5 de Outubro, folhas, jacarandás, primavera, setúbal

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal