na cidade

7 coisas grátis para fazer este fim de semana em Setúbal

A New in Setúbal preparou uma lista com as atividades grátis para fazer nos últimos dias do mês.
Aproveite o fim de semana.

O mês mais longo do ano está finalmente a chegar ao fim, mas ainda há muita coisa que pode fazer no último fim de semana de janeiro. O melhor de tudo é que não precisa de gastar nem um cêntimo. Como sempre, a agenda cultural da cidade está cheia de eventos culturais para toda a família. Como é habitual, a New in Setúbal reuniu as melhores atividades para fazer em família e aproveitar estes últimos dias de janeiro.

É a última oportunidade para visitar a exposição sobre a história do Forte de Albarquel. A mostra é composta por seis painéis, que expõem os detalhes sobre a reabilitação do monumento ao longo de quatro anos (2018-2021), pela Câmara Municipal de Setúbal. Existe ainda uma cronologia com todas as datas e informações importantes sobre a fortaleza militar.

A exposição bibliográfica de José Saramago também termina na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro e, se ainda não a visitou, este é o último fim de semana em que o pode fazer. 

Tome nota de tudo o que pode fazer este fim de semana em Setúbal.

Sábado

9 horas Exposição “Bocage e Eu. A Procura da Liberdade” no Museu de Arqueologia e Etnografia. Trata-se de uma mostra coletiva de artes visuais de Ana Férias, Ana Lima Netto, Catarina Castel Branco, Catarina Garcia, Cristina Troufa, Eduardo Carqueijeiro, Irene Buarque, Jaime Silva, Nuno Lemos, Pedro Almeida, Rosa Nunes e Vítor Pomar. 

10h30 — Círculo de partilha e entreajuda para jovens dos 13 aos 30 anos na Casa do Largo — Pousada da Juventude. A iniciativa “Bicho de 7 Cabeças” é conduzida pela psicóloga clínica Beatriz Franco e pretende ajudar a desenvolver ferramentas para lidar melhor com a ansiedade, angústia e relações familiares e amorosas. O círculo é gratuito mas é necessária uma inscrição prévia. 

14 horas ‒  Exposição bibliográfica de José Saramago, integrada no ciclo Autor do Mês e nas comemorações do centenário do escritor português, na Biblioteca Municipal. 

14 horas Mostra “O Forte de Albarquel — Uma Breve Cronologia do Monumento (1641-2021)” na Biblioteca Municipal. É composta por seis painéis que contam uma breve história sobre o monumento.

14 horas — Exposição documental e de cariz histórico evocativo dos 150 anos da construção da estátua a Bocage. A mostra “O Monumento a Bocage” está na Galeria Municipal do 11. 

14 horas — “Dedo no Gargalo”, trabalhos de escultura de José Palhinha inspirados nas antigas ânforas na Casa Bocage. Os dedos aparecem como elementos narrativos, sugestivos e passíveis de diferentes interpretações. 

17h30 Evento de jiu-jitsu especialmente dedicado a atletas de nível superior nesta modalidade. O Black Belt Challenge apela, igualmente, à solidariedade. A entrada é gratuita mediante a entrega de três quilos de alimentos não perecíveis, posteriormente entregues a uma instituição de apoio social. O evento decorre no Pavilhão Municipal João Dos Santos.

Domingo

14 horas Mostra de fotografias analógicas de Fernando Pinho no Museu de Trabalho Michel Giacometti. “40 Anos, 40 Imagens — Figuras Típicas de Setúbal” é uma exposição que revela as profissões e atividades da época.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA