na cidade

22 atividades gratuitas para fazer este fim de semana na cidade

Setúbal vai receber exposições, concertos e passeios pedestres. Veja as nossas sugestões.
Há muitas atividades para fazer em família.

Escolher o plano perfeito para o fim de semana nem sempre é fácil. Felizmente, a cidade de Setúbal tem oferecido programas gratuitos que completam a agenda de sábado e domingo. O mais difícil é mesmo escolher o que fazer.

Para este fim de semana, 14 e 15 de maio, estão previstas atividades culturais, como mostras, visitas guiadas por museus ou bailes de danças europeias. Por outro lado, também existem programas de lazer em família, como festas, concertos e passeios.

A NiS reuniu as 22 atividades gratuitas deste fim de semana. Tome nota de tudo o que pode fazer.

Sábado

10 horas — Mostra de pintura de Carmo Candeias, na Casa da Cultura.

17 horas — Mostra de serigrafias e gravuras de artistas portugueses acompanhadas de textos de escritoras de língua portuguesa, inserida no âmbito das celebrações do centenário de José Saramago. O evento decorre na Casa da Cultura.

12 horas — Festa da Primavera, com artesanato, doçaria, tasquinhas e música ao vivo, no Parque Desportivo do Poço Mouro.

14 horas — Mostra comemorativa do Dia da Europa, na Biblioteca Municipal.

14 horas — Mostra de trabalhos de pintura, escultura, desenho, aguarela, fotografia, cerâmica, técnicas de vidro e instalação, elaborados por 25 artistas dos concelhos de Setúbal e Palmela, na Biblioteca de Azeitão.

14 horas — Mostra composta por 15 painéis que revisita e dá a conhecer o legado de José Saramago, na Galeria Municipal do 11.

14 horas — Exposição bibliográfica de Mário de Carvalho, inserida no ciclo Autor do Mês, na Biblioteca Municipal.

14 horas — Mostra de fotografia de José António Quintanilha, na Casa Bocage, que aborda o confronto da realidade do conhecimento a partir do momento em que Adão e Eva comeram a maçã.

14 horas — Mostra sobre o ofício da latoaria, no âmbito do Ciclo de Artes e Ofícios, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

14 horas — Mostra documental, fotográfica e de objetos relacionados com o cinema e a censura, do acervo do cineasta e crítico Lauro António, na Casa das Imagens.

14 horas — Seleção de fotografias de Maurício Abreu, do acervo do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, que originalmente integraram o projeto do autor “Retratos do Fim de Século”, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

15 horas — A obra de Stanley Kubrick estará em exibição na Casa das Imagens, no ciclo Cinema e Censura. As reservas devem ser feitas através do email casadasimagens@nullmun-setubal.pt ou do número de telemóvel 969 754 116.

16 horas — O grupo de leitura Os Assaltos à Padaria analisa a obra de Haruki Murakami, na Biblioteca de Azeitão.

21 horas — Visita guiada para levar o público à descoberta do património museológico da cidade, num percurso com início no Museu de Setúbal/Convento de Jesus e fim no Museu do Trabalho Giacometti.

21h30 — Concerto da cantora Chica, que irá interpretar temas do álbum “Cada Qual no seu Buraco”, na Casa da Cultura. As reservas podem ser feitas através do email rececao.casacultura@nullmun-setubal.pt ou do número de telefone 265 236 768.

21h30 — Lançamento do livro/disco “OMIRI” que partilha músicas, textos e fotografias que deram origem a um espetáculo único realizado em setembro de 2021 em Setúbal. O evento acontece n’A Gráfica.

22 horas — Visita encenada ao Convento de Jesus, incluindo claustros e vestígios arqueológicos na área de clausura, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus. As inscrições devem ser feitas através do email conventojesus@nullmun-setubal.pt ou do número de telemóvel 969 754 106.

Domingo

14h30 — Passeio pedestre à descoberta da fauna e flora da Mourisca, seguido de atelier sobre a arte de reciclar com papel, na Herdade da Mourisca. Deverá inscrever-se através dos números 265 783 090 ou 914 162 354.

16 horas — Baile de danças tradicionais europeias com Leónia de Oliveira e música pelo Balsol Quarteto, no Parque do Bonfim.

9h30 — Mostra de azulejo pintado pela empresa Azulejo de Azeitão, na qual se utilizam os métodos tradicionais europeus de azulejaria e reprodução de desenhos antigos de diversas origens, no Moinho de Maré da Mourisca.

10 horas — Mostra de trabalhos de azulejos realizados por Bárbara Fonte, Maria Morais, Mónica Pimentel Coelho e Sofia Pinto durante a primeira Residência Artística Ratton, na Casa da Cultura.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA