na cidade

17 atividades grátis para fazer este fim de semana em Setúbal

Tertúlias poéticas, concertos e vários eventos das Comemorações do 25 de Abril são algumas das propostas.
Há muitos programas para fazer em família.

O fim de semana está mesmo aí a chegar e esta é a altura ideal para começar a pensar no que vai fazer nos próximos dias. Como sempre, a cidade de Setúbal tem previstas várias sugestões culturais, muitas delas de entrada gratuita.

Com a chegada da nova estação, já não apetece passar os dias em casa a ver séries no sofá. O bom tempo convida a sair, relaxar numa esplanada e desligar do stress do trabalho. Como é habitual, a New in Setúbal fez uma seleção dos melhores programas para este fim de semana.

Tertúlias poéticas, concertos didáticos, exposições e alguns eventos das Comemorações do 25 de Abril são algumas das propostas. Se quiser pode também almoçar num dos restaurantes aderentes da Semana da Ostra. Mais de 31 espaços de restauração do concelho vão apresentar pratos à base de um dos moluscos mais famosos da região e esta é a última oportunidade para aproveitar o festival gastronómico.

Caso esteja pela Baixa de Setúbal, saiba que a realização da prova Lidl Setúbal Triathlon 2022 motiva, no fim de semana, em diferentes horários, o encerramento rodoviário de várias ruas, avenidas e bolsas de estacionamento automóvel na cidade. Das 7 horas do dia 9, sábado, até às 18 horas do dia 10, domingo, a Avenida José Mourinho vai estar encerrada no troço compreendido entre a Travessa Casa da Saúde e o acesso ao Parque Urbano de Albarquel.

Tome agora nota de tudo o que pode fazer no fim de semana.

Sábado

11 horas — Concerto didático “Histórias de Cantar”, pelo Conservatório Regional de Setúbal, com música e apontamentos multimédia a partir da obra de Margarida Fonseca Santos, no Fórum Municipal Luísa Todi.

14 horas — Mostra “Trilha Sonora” para mostrar músicas e o caminho artístico de Paula Erber, na Casa do Bocage.

14 horas — Exposição bibliográfica de Sebastião da Gama, integrada no ciclo Autor do Mês e nas comemorações do aniversário do poeta, na Biblioteca Municipal. 

14 horas  Mostra evocativa de Vasco Gonçalves, primeiro-ministro dos II, III, IV e V governos provisórios, entre 1974 e 1975, após a Revolução de Abril, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

14 horas — Mostra de trabalhos de pintura, escultura, desenho, aguarela, fotografia, cerâmica, técnicas de vidro e instalação, entre outras técnicas, elaboradas por 25 artistas dos concelhos de Setúbal e Palmela, na Biblioteca de Azeitão. Evento das Comemorações do 25 de Abril e do Dia Mundial das Artes.

15 horas — Lançamento do livro “Viver com o Segundo Amor”, de Maria Albina Martins Bartolomeu, na Biblioteca de Azeitão.

15 horas — Exposição fotográfica da coleção editada no “Jornal Público”, que mostra a ligação entre a indústria e a cultura, para exaltar a importância das bibliotecas, na Biblioteca Municipal.

17h30 — Tertúlia poética com João Reis Ribeiro dedicada ao poeta Sebastião da Gama, no âmbito do ciclo Autor do Mês, na Biblioteca Municipal.

16 horas — Palestra de artes “Pintura de João Mendão”, conduzida por António Galrinho, na Biblioteca Municipal.

16 horas — Conferência sobre a luta das mulheres durante o fascismo em Portugal, proferida por Isabel Araújo Branco e intervenção artística de Rosa Nunes. Segue-se ainda a apresentação do livro “Elas”, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal. Evento das Comemorações do 25 de Abril.

16 horas — Inauguração da mostra “Voltar aos Passos que Foram Dados”, composta por quinze painéis que dão a conhecer o legado de José Saramago, no ano em que se assinada o centenário do seu nascimento, na Galeria Municipal 11. 

21 horas — Concerto alusivo aos 80 anos de Adriano Correia de Oliveira, mediante reserva. Um espetáculo com Fernando Ferreira Mendes (viola e voz), Fernando Monteiro (guitarra). Na segunda parte atua Paulo Bragança e conta ainda com a presença de Manuel Alegre, na Igreja de Jesus. Evento das Comemorações do 25 de Abril. 

Domingo

9h30  Mostra de azulejo pintado pela empresa Azulejo de Azeitão, que utiliza os métodos tradicionais europeus de azulejaria e reproduz desenhos antigos de diversas origens, no Moinho de Maré da Mourisca.

10 horas — Mostra de pintura de Ana Nogueira, na Casa da Cultura.

10 horas — Mostra de pintura e cerâmica de Ana Ferreira e Teresa Carvalho, na Casa d’Avenida.

14 horas — Seleção de fotografias de Maurício Abreu do acervo do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, que originalmente integraram o projeto do autor “Retratos do Fim de Século, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

18 horas — Reflexão performativa em site-specific, um exército que parte de ensaios, reflexões, partilhas e experiências, no âmbito do processo criativo “Á flor das águas”, do Teatro Estúdio Fontenova, na Praia dos Coelhos.

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA