na cidade

15 sugestões grátis para fazer este fim de semana em Setúbal

Há desporto à beira-rio, venda de artesanato e um mercado de roupa em segunda mão. Veja as nossas propostas.
O melhor é começar já a planear o fim de semana.

O fim de semana está mesmo aí a chegar e é altura de nos despedirmos do mês de março, que trouxe vários eventos e atividades à cidade. Com a entrada no mês em que se assinalam os 48 anos da Revolução dos Cravos, a agenda cultural de Setúbal continua a surpreender com programas incríveis para fazer com a família e os amigos.

O melhor é aproveitar o bom tempo antes que regressem a chuva ou as poeiras do Saara. Se não sabe onde ir ou o que fazer, não se preocupe. Como é habitual, a New in Setúbal reuniu alguns programas grátis que pode fazer nos próximos dias.

Este é o último fim de semana em que pode aproveitar as atividades do programa m@rço.28 e o ciclo de cinema A Sala Estúdio Apolo 70. Com a chegada da primavera, surge também a vontade de renovar o armário com novas peças de roupa. Se for o seu caso, pode passar pelo mercado de roupa em segunda mão, que vai estar no skate parque de Setúbal.

A primeira edição do Arrábida Flea Market vai acontecer no domingo, dia 3 de abril, entre as 10 e as 19 horas, e faz parte da “Block Party”, que encerra a programação do m@rço.29, iniciativa que celebra o Dia da Juventude. Além do mercado estão previstos concertos, plantações de árvores, oficinas e atividades desportivas.

Outro destaque para este fim de semana é o programa “Entre Marés e Tradições”, para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos, assinalado a 7 de abril. Uma mostra de ofícios populares e venda de artesanato, um safari fotográfico e workshops de cerâmica e macramê são algumas das atividades que vai encontrar no Moinho de Maré da Mourisca.

É também neste fim de semana que começa a Semana da Ostra de Setúbal, organizada pela Câmara Municipal. O festival gastronómico conta com a colaboração de 31 espaços de restauração do concelho, que vão apresentar pratos à base de um dos moluscos mais famosos da região.

Tome nota de tudo o que pode fazer este fim de semana em Setúbal.

Sábado

9 horas ‒ Atividade de outdoor que combina trail com dinâmicas de fórum-debate, no YMCA Camp Alambre. Evento do m@rço.28.

9h30 ‒ Mostra de ofícios populares e venda de artesanato, no Moinho de Maré da Mourisca. Evento das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos.

10 horas ‒ Dia de experimentação de modalidades desportivas, individuais e coletivas, de terra e de mar, no Parque Urbano de Albarquel. Evento do m@rço.28.

14 horas ‒ Exposição bibliográfica de Sebastião da Gama, integrada no ciclo Autor do Mês e nas comemorações do aniversário do poeta, na Biblioteca Municipal. 

14 horas ‒ Mostra de 14 trabalhos a tinta-da-china, aguada e carvão de Alberto Pereira, na Biblioteca Municipal.

14 horas — Exposição fotográfica da coleção editada no “Jornal Público”, que mostra a ligação entre a indústria e a cultura, para exaltar a importância das bibliotecas, na Biblioteca Municipal.

16 horas ‒ Visita guiada para descoberta das valências e serviços da Biblioteca Municipal. Evento do m@rço.29.

16 horas ‒ Exibição do filme “American Graffiti: Nova Geração”, de George Lucas, que encerra o ciclo de cinema A Sala Estúdio Apolo 70, na Casa das Imagens Lauro António.

16 horas ‒ Apresentação do novo livro de Alexandrina Pereira, “Estrelas com Nome de Gente”, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, na Biblioteca Municipal.  

16 horas ‒ Inauguração da exposição “memória e aparecimento”, que reúne os trabalhos de Luís Filipe Rodrigues e Jónatas Rodrigues, na Lapso Galeria.

16 horas ‒ Inauguração da mostra evocativa de Vasco Gonçalves, primeiro-ministro dos II, III, IV e V governos provisórios, entre 1974 e 1975, após a Revolução de Abril, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

16 horas ‒ Conversas sobre o objetivo de gerar reflexão e debate sobre vários temas, no âmbito do processo de criação do espetáculo “À flor das águas”, do Teatro Estúdio Fontenova. As “Conversas-Fiadeiras” vão acontecer na Praça do Bocage.

19 horas ‒ Inauguração da “Identidade”, exposição coletiva de alunos da Escola Secundária D. João II, na Casa do Largo. Evento do m@rço.28.

Domingo

8h30 ‒ “Block Party”, com feira de roupa em segunda mão, concertos, plantação de árvores, oficinas e atividades desportivas, no skate parque de Setúbal. Evento do m@rço.28. 

9h30 ‒ Mostra de azulejo pintado pela empresa Azulejo de Azeitão, que utiliza os métodos tradicionais europeus de azulejaria e reproduz desenhos antigos de diversas origens, no Moinho de Maré da Mourisca.

De seguida, carregue na galeria para saber onde pode almoçar em Setúbal por menos de 10€. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA