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Vigiar o peso e manter a dieta no Natal é possível — e sem dizer adeus às rabanadas

O segredo para sobreviver a esta época não está nas receitas que fazemos, está na forma como comemos. A NiT explica tudo.
O Natal não tem de ser sinónimo de estragar a dieta.

O Natal aproxima-se e com ele o medo de abandonar um regime alimentar saudável. Mas a época natalícia não tem de ser sinónimo de comer tudo e mais alguma coisa. Até porque o que normalmente estraga tudo não é a comida em si, mas as quantidades que ingerimos. Conseguir manter a dieta durante esta altura festiva não implica deixar de comer — mas deve saber fazer as melhores escolhas.

A nutricionista Renata Miguéis considera que “não devemos ser extremistas porque o Natal foi feito para ser aproveitado. Não devemos deixar os objetivos de parte mas também não precisamos de fazer sacrifícios, nem perder a oportunidade de conviver em família.” O que dá cabo da dieta não é o bacalhau, polvo ou peru, mas o consumo excessivo de entradas, os acompanhamentos e temperos e as infinitas sobremesas. “Estar à mesa é complicado, por isso deve controlar as entradas e petiscos que come durante toda a noite de Consoada”, aconselha.

A NiT já lhe tinha dito que escolher quem se senta ao seu lado pode ajudar a manter a dieta. Mas o assunto não fica resolvido apenas por ficar perto da pessoa que come menos. Também é importante estar atento à quantidade (e à qualidade) das sobremesas que experimenta. “É importante planear as porções antes de se servir. Deve também saber quais são as sobremesas disponíveis para depois fazer uma escolha mais consciente. Na noite de Natal temos sempre uma mesa com muitos doces, mas atenção: não é preciso experimentá-los todos”, diz Renata.

Um truque que também pode funcionar é usar pratos mais pequenos, tanto para o jantar principal como para a sobremesa — e pode ser uma ajuda na hora de se servir. “Preencha sempre o prato com legumes e hortaliças”, vai parecer que tem mais para comer, no entanto, são opções bastante saudáveis e nutritivas.

Parece tentador comer uma fatia de bolo-rei aqui e uma rabanada acolá, mas se está a tentar fazer uma alimentação mais saudável ou se está num processo de perda de peso, é melhor não provar todas as sobremesas. A nutricionista aconselha: “Escolha apenas a que gosta mais e na passagem de ano opte por uma outra que também lhe agrade.”

Comer de forma adequada durante o dia também é importante. “Saltar refeições não é uma estratégia que funcione porque o facto de estar com fome vai fazer com que coma mais durante a ceia de Natal”, afirma a nutricionista.

Quanto às bebidas, deve manter-se atento aos sumos e aos vinhos que consome durante toda a noite. “Pode optar por versões zero açúcares adicionados no caso dos refrigerantes. Já as bebidas alcóolicas devem ser tomadas com moderação e intercaladas com água visto que são altamente calóricas: um copo de vinho tem cerca de 120 calorias e uma cerveja tem 142.” No entanto, a nutricionista diz que não é necessário abdicar do vinho para conseguir manter a dieta.

Depois do Natal

Também é importante voltar rapidamente à normalidade após o Natal. “Retome a rotina de alimentação equilibrada e de exercício físico logo no dia 26. Não deixe que o Natal dure uma semana”, afirma Renata Miguéis.

Planear o reaproveitamento das sobras é importante. Resistir pode ser difícil sempre que abrir o frigorífico. Tenha em mente o que vai fazer com os restos antes mesmo de servir as principais refeições destes dias:

— Guarde as sobras mais tentadoras em tupperwares opacos. Os frascos de vidro e o facto de estarem sempre visíveis facilitam os deslizes;

— Não fique com tudo: peça para que os convidados levem para casa os excedentes;

— Use o que restar como ingredientes para novas receitas e prepare as refeições do dia seguinte (assados e bacalhau são ótimos para isso);

— Separe tudo o que não foi consumido em pequenas porções e congele

Carregue na galeria para descobrir quais são os doces de Natal mais calóricos — é possível que fique surpreendido com o primeiro lugar.

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