fit

Vem aí um workshop sobre saúde mental — e já se pode inscrever

A sessão em formato digital com a psicóloga clínica Madalena Neves Afonso é destinada sobretudo a jovens e adolescentes.
Pode ser uma ajuda preciosa.

Com a chegada da pandemia, a saúde mental tornou-se num tema cada vez mais falado, quer seja em miúdos ou adultos. Para muitos ainda é um assunto tabu, para outros, é uma ideia que deve ser desenvolvida e partilhada com outros que estejam a passar por situações deste tipo. A pensar nisso, a psicóloga clínica Madalena Neves Afonso vai dinamizar um workshop sobre esta temática em jovens e adolescentes.

A sessão em formato online através do Google Meets decorre no dia 24 de setembro, sábado, das 9 às 13 horas. A iniciativa intitulada de “Juventude Horribilis: Ansiedade, Depressão e Ideação Suicida em Jovens e Adolescentes. Identificar, Compreender, Evitar e Intervir”, tem o custo de 10€ e inclui certificado de participação.

A setubalense partilhou com a New in Setúbal o que a levou a avançar com este workshop: “Os jovens e os adolescentes falam pouco, demonstram ainda menos e fecham-se em ‘copas’ relativamente a tudo relacionado com o seu mundo emocional e interno. Então como podemos saber se eles estão a sofrer? Estando atentos aos sinais.” 

Nesta dinamização indicada para pais, professores, psicólogos, tutores, educadores e qualquer pessoa que esteja em contacto com jovens no seu dia a dia, serão abordados alguns temas como a identificação de comportamentos e mecanismos de defesa nocivos, sofrimento psicológico do jovem e formas de evitar que o jovem chegue ao estado-limite bem como a intervenção em situações de crise.

Madalena Neves Afonso é licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA — Instituto Universitário desde 2018 e tem experiência profissional em acompanhamento clínico pessoal e grupal, intervenção na crise, youth work e intervenção e apoio à comunidade LGBTQIA+. Apesar de ser essa a sua área de formação, o seu maior interesse também se expande pela área de trabalho e intervenção social. 

Já realizou várias formações extracurriculares no âmbito da intervenção com a comunidade LGBTQ+, intervenção com jovens, violência doméstica, prevenção e intervenção em situações de crise, perícias psicológicas em menores, entre outros e ainda, formações internacionais no âmbito do trabalho social com jovens (Youth Work), para complementar e melhor se informar em todas estas áreas.

Atualmente dá consultas particulares em formato de teleconsulta (Google Meets) e trabalha em artigos para publicação. Sendo fluente em inglês, também pode dar consultas e formações, nessa mesma língua, se for necessário. Para saber mais informações e se inscrever no workshop, pode enviar um email para madalenanevesafonsopsic@nullgmail.com, enviar uma mensagem para o WhatsApp para o número 910 862 575 ou visitar o site.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA